Valorização da feira de ciências
Por Elen Campos Caiado (*)
As escolas de uma forma geral elaboram atividades a serem desempenhadas com o objetivo de realizar o ato de educar o aluno.
Na prática, muitas vezes as atividades que deveriam estar voltadas para a
formação integral do aluno, não recebem a verdadeira valorização. A Feira de Ciências é um dos principais eventos que estão sendo questionados na educação. De que forma acontece? Seus reais objetivos estão sendo atingidos? O ideal é que o educador, seja da rede pública ou privada, repense essa questão.
A melhor forma de aprender é fazendo. Partindo desse princípio, surge a
necessidade de registrar o aprendizado através de “projetos
científicos”. As exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de
divulgação científica, acontecendo em maior evidência nas escolas de
ensino médio e ensino infantil através da feira de ciências.
Alguns pontos devem ser questionados pelo educador no sentido de realizar uma feira de forma que venha realmente resultar na ampliação do conhecimento do aluno. Observe:
• Qual é a finalidade de vivenciar uma feira de ciências ou de conhecimentos na escola?
• Qual a sua relação com os programas escolares?
• Os trabalhos realizados na feira foram exercidos no sentido de construir o conhecimento ou foram realizados apenas para cumprir o calendário escolar da instituição?
• Como esse evento poderia se tornar um forte aliado na formação integral dos alunos?
A feira de ciências deve ser preparada com o intuito de atingir certos objetivos e repensando nas questões questionadas acima, o educador pode propiciar a verdadeira valorização que esse evento merece. Tal evento tem sido praticado com freqüência nas escolas, visto que se trata de uma divulgação inteligente. As exposições que são realizadas no evento, quando consideradas interessantes pelos seus espectadores, estimulam a troca de conhecimentos e muitas vezes quando visitadas por empresários, esses utilizam as informações passadas pelos participantes adaptando-as às suas necessidades. O incentivo à realização da feira de ciências deve ser sempre mantido, é necessário deixar claro para os participantes novatos que raramente eles serão classificados em primeiro lugar em relação à idéia defendida e que quanto mais participar, mais seus conhecimentos e experiências irão se acumular, propiciando cada vez mais o sucesso escolar. Sugere-se que, enquanto educadores, conscientizem as instituições escolares a repensarem na feira de conhecimentos ou de ciências, dando importância ao evento desde o início do ano letivo, visto que nesse momento é que é construída e reconstruída a proposta pedagógica da escola.
Alguns pontos devem ser questionados pelo educador no sentido de realizar uma feira de forma que venha realmente resultar na ampliação do conhecimento do aluno. Observe:
• Qual é a finalidade de vivenciar uma feira de ciências ou de conhecimentos na escola?
• Qual a sua relação com os programas escolares?
• Os trabalhos realizados na feira foram exercidos no sentido de construir o conhecimento ou foram realizados apenas para cumprir o calendário escolar da instituição?
• Como esse evento poderia se tornar um forte aliado na formação integral dos alunos?
A feira de ciências deve ser preparada com o intuito de atingir certos objetivos e repensando nas questões questionadas acima, o educador pode propiciar a verdadeira valorização que esse evento merece. Tal evento tem sido praticado com freqüência nas escolas, visto que se trata de uma divulgação inteligente. As exposições que são realizadas no evento, quando consideradas interessantes pelos seus espectadores, estimulam a troca de conhecimentos e muitas vezes quando visitadas por empresários, esses utilizam as informações passadas pelos participantes adaptando-as às suas necessidades. O incentivo à realização da feira de ciências deve ser sempre mantido, é necessário deixar claro para os participantes novatos que raramente eles serão classificados em primeiro lugar em relação à idéia defendida e que quanto mais participar, mais seus conhecimentos e experiências irão se acumular, propiciando cada vez mais o sucesso escolar. Sugere-se que, enquanto educadores, conscientizem as instituições escolares a repensarem na feira de conhecimentos ou de ciências, dando importância ao evento desde o início do ano letivo, visto que nesse momento é que é construída e reconstruída a proposta pedagógica da escola.
(*) Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
0 comentários:
Postar um comentário