Dia das mães, dia da Mãe Maria. Eu e minha família somos espíritas e temos a mais profunda noção da posição hierárquica que Maria, mãe carnal que Jesus teve em sua passagem pelas áridas paisagens terrenas, ocupa nas hostes celestiais que prestam o fundamental serviço de orientar os habitantes do planeta Terra na busca incessante do bem. Por isso mesmo, elevamos nosso pensamento aos céus nesse 13 de maio, dia das mães e dia em que a Igreja Católica comemora a aparição da Mãe Celeste aos 3 pastorinhos em Fátima, Portugal, para pedir a Deus que seus mensageiros divinos esclareçam o povo brasileiro quanto ao muito em que estamos todos na contramão da marcha natural de nosso progresso como Nação, à medida em que o racismo de oportunidade está sendo imposto em nossa cultura. Refiro-me ao incidente em que uma peça televisiva levada a efeito com uma música da autoria de Alexandre Pires, ex-Só prá contrariar, na qual o referido artista cantou e dançou fantasiado de macaco junto ao jogador santista Neymar foi criticada como tendo gerado atos de segregação racial.
O fato, ora denunciado pelo MPF como incitação ao racismo, foi protagonizado por ONGs que tratam do acompanhamento virtual de mensagens racistas e que veicularam uma insatisfação em relação à arte do cantor negro, que contou com a participação de um jogador de futebol não menos mulato. Como o próprio Alexandre Pires comenta "Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como
uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga,
eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno
entretenimento?". Minhas observações sobre esse caso no mínimo estapafúrdio remetem ao absurdo e ao receio de que agora toda brincadeira de roda na escola em que sou coordenadora tenha que doravante passar pelo crivo do macaco, ou seja, será que tudo agora terá que ser descolorido? Acho que nem a Mãe Maria, que ganhou cores de brasilidade na Padroeira do Brasil está satisfeita com essa involução cultural. Valei-nos Mãe de Jesus. Nesse dia em que reverenciamos nossas queridas mães, concede juízo aos Teus filhos. Que pensem e ajam como homens e não como macacos.
0 comentários:
Postar um comentário