As técnicas de ensino são importantes porque ajudam o professor a desenvolver aulas mais atrativas. Dependendo do conteúdo e do objetivo, o professor poderá escolher a técnica mais adequada. Algumas técnicas que podem ajudar o professor a desenvolver o conteúdo melhor são:
1) Discussões em classe: Está mais voltado para o ensino superior e é uma maneira mais ativa de o aluno participar. A discussão contribui para promover o diálogo entre professor e aluno. Benefícios da discusão em classe:
- Incentiva os estudantes a falar em público;
- Estimula a ouvir os colegas, a respeitar as opiniões das outras pessoas, a argumentar...
Para que a técnica tenha êxito é fundamental que se preparem leituras prévias sobre o assunto a ser discutido.
2) Aulas expositivas: É uma técnica que já era utilizada no tempo dos jesuítas. É mais utilizada pelos professores. O problema das aulas expositivas é que em muitos casos o professor expõe a aula e o aluno não participa tendo assim um comportamento passivo.
3) Estudo dirigido: É uma técnica de ensino individualizada. É desenvolvida a partir de um roteiro prévio elaborado pelo professor. Pode ser aplicado a um capítulo do livro, artigo, texto, livro...Tem os seguintes objetivos:
- Provocar os alunos criticamente onde vão buscar compreender as questões levantadas;
- Relacionar o texto com o seu contexto;
- Desenvolver a reflexão, criatividade e criticidade,
É uma técnica que serve para fixação de conteúdos assim como para desenvolver a autonomia do aluno no estudo.
4) Seminário: O seminário tem o propósito de se estudar um tema ou questões de uma determinada área. Não é o professor que vai transmitir o conhecimento e sim o aluno vai estudar e se aprofundar no assunto determinado e passará então para o grupo. O professor apenas coordena o seminário. É importante que ele tenha o cuidado para desempenhar o papel de coordenador adequadamente para que a técnica não venha a fracassar. É fundamental que os alunos assumam a responsabilidade de estudar para que a apresentação tenha êxito.
O seminário possui três etapas:
1)Preparação do seminário:
Compete ao professor:
- Explicitar os objetivos claramente;
- Sugerir temas adequados aos alunos, justificando a importância;
- Ajudar os alunos a selecionar os subtemas;
- Recomendar bibliografia a ser estudada por todos os membros do grupo;
- Orientar os alunos na busca e localização de fontes de consulta.
Compete aos alunos:
- Escolher o tema ou o subtema;
- Adquirir informações, dados, idéias por meio de pesquisas e levantamentos bibliográficos;
- Ler a bibliogroafia sugerida;
- Providenciar materiais e recursos necessários para apresentação do seminário.
2)Apresentação do seminário, pode ser por meio de exposição oral, debate, discussão.
As atividades básicas desta etapa são:
- Apresentação do trabalho por escrito com cópias para cada participante;
- Exposição do tema com objetividade;
- Formulação de questões críticas, discutindo-os seriamente.
3)Apreciação final sobre o trabalho. Pode ser feito por meio de nota ou menção.
A técnica do seminário cabe aos alunos do ensino médio aos alunos de pós-graduação. É excelente para estimular a produção do conhecimento.
- Incentiva os estudantes a falar em público;
- Estimula a ouvir os colegas, a respeitar as opiniões das outras pessoas, a argumentar...
Para que a técnica tenha êxito é fundamental que se preparem leituras prévias sobre o assunto a ser discutido.
2) Aulas expositivas: É uma técnica que já era utilizada no tempo dos jesuítas. É mais utilizada pelos professores. O problema das aulas expositivas é que em muitos casos o professor expõe a aula e o aluno não participa tendo assim um comportamento passivo.
3) Estudo dirigido: É uma técnica de ensino individualizada. É desenvolvida a partir de um roteiro prévio elaborado pelo professor. Pode ser aplicado a um capítulo do livro, artigo, texto, livro...Tem os seguintes objetivos:
- Provocar os alunos criticamente onde vão buscar compreender as questões levantadas;
- Relacionar o texto com o seu contexto;
- Desenvolver a reflexão, criatividade e criticidade,
É uma técnica que serve para fixação de conteúdos assim como para desenvolver a autonomia do aluno no estudo.
4) Seminário: O seminário tem o propósito de se estudar um tema ou questões de uma determinada área. Não é o professor que vai transmitir o conhecimento e sim o aluno vai estudar e se aprofundar no assunto determinado e passará então para o grupo. O professor apenas coordena o seminário. É importante que ele tenha o cuidado para desempenhar o papel de coordenador adequadamente para que a técnica não venha a fracassar. É fundamental que os alunos assumam a responsabilidade de estudar para que a apresentação tenha êxito.
O seminário possui três etapas:
1)Preparação do seminário:
Compete ao professor:
- Explicitar os objetivos claramente;
- Sugerir temas adequados aos alunos, justificando a importância;
- Ajudar os alunos a selecionar os subtemas;
- Recomendar bibliografia a ser estudada por todos os membros do grupo;
- Orientar os alunos na busca e localização de fontes de consulta.
Compete aos alunos:
- Escolher o tema ou o subtema;
- Adquirir informações, dados, idéias por meio de pesquisas e levantamentos bibliográficos;
- Ler a bibliogroafia sugerida;
- Providenciar materiais e recursos necessários para apresentação do seminário.
2)Apresentação do seminário, pode ser por meio de exposição oral, debate, discussão.
As atividades básicas desta etapa são:
- Apresentação do trabalho por escrito com cópias para cada participante;
- Exposição do tema com objetividade;
- Formulação de questões críticas, discutindo-os seriamente.
3)Apreciação final sobre o trabalho. Pode ser feito por meio de nota ou menção.
A técnica do seminário cabe aos alunos do ensino médio aos alunos de pós-graduação. É excelente para estimular a produção do conhecimento.
2 comentários:
Boa noite!
Meu nome é Lina e também sou professora de Educação Infantilda Rede Municipal de São Paulo , e pós-graduanda em Psicopedagogia.
Parabéns pelo excelente trabalho, o
seu compartilhar de suas práticas, vivências e pesquisas são extremamente úteis.
Obrigada, Lina. Sem sempre bem vinda.
Postar um comentário