Atualmente, pode-se perceber que em muitas escolas o ensino infantil não passa de mera repetição mecânica de conteúdos e estímulos. Mas toda essa defasagem do ensino-aprendizagem em se tratando de educação infantil pode ser superada por meio do jogo, brinquedo e brincadeira.
O lúdico na educação infantil, se bem planejado e desenvolvido pode se tornar um grande aliado do professor, auxiliando-o no desenvolvimento de suas aulas. Faz com que o ensino não se torne cansativo, sem atrativos e a aprendizagem resulte em uma ação prazerosa onde a criança tem oportunidade de aprender brincando.
Assim, o ensino-aprendizagem é desenvolvido com mais qualidade porque o professor deixa de desempenhar uma ação mais estática tornando o ensino mais ativo e motivador onde a criança é estimulada a interagir com o conhecimento posto em questão.
Mas todo esse desenvolvimento em aprender brincando deve ser muito bem planejado com objetivos, recursos, desenvolvimento para que ao final o professor possa ter o retorno se à atividade foi bem desenvolvida e os objetivos alcançados.
O lúdico faz com que o aluno, a criança desenvolva a socialização por meio da interação entre professor/aluno e aluno/aluno, trabalhando também com o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor.
Por meio do brinquedo a criança solta suas emoções, seus sentimentos de felicidade, paixões, tristezas e agressividades podendo assim ser um detector do professor quanto ao estado de comportamento da criança.
Por meio do brinquedo a criança solta suas emoções, seus sentimentos de felicidade, paixões, tristezas e agressividades podendo assim ser um detector do professor quanto ao estado de comportamento da criança.
Então, se bem desenvolvidos os jogos, brinquedos e brincadeiras podem tornar-se valiosos recursos educacionais proporcionando uma aprendizagem de mais atividade, motivação e qualidade no desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
Leia
também:
0 comentários:
Postar um comentário