A didática é uma disciplina da Pedagogia que estuda o processo de ensino por meio de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem. O objeto da didática é o processo de ensino que inclui os conteúdos e programas dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades dos professores e alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.
A ação didática pode ser vista como uma relação entre aluno e matéria sendo o professor o mediador. O aluno é estimulado a ser autônomo, ou seja, busca o seu conhecimento não esperando somente do professor. Participa de todo o seu processo de aprendizagem ativamente desenvolvendo o lado crítico.
O planejamento é um elemento que faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas. Só o fato de estarmos pensando o que temos para fazer amanhã já é planejamento.
Hoje, muitos professores realizam o planejamento só porque são obrigados ou para não ter o trabalho de planejar, copiam planejamentos já passados.
Um bom educador procura planejar suas aulas. O planejamento é um guia das atividades em sala, é uma qualidade que podemos dar às aulas porque ao planejar procuramos estabelecer o conteúdo, objetivo, procedimentos, recursos.
Sem o planejamento como um professor pode separar material, montar atividades entre outros pontos importantes? Com certeza não tem como separar material com antecedência, montar atividades com calma e sim tudo com muita pressa e desorganização.
Numa instituição o professor é responsável pelo seu planejamento e deve ter autonomia para isso, pois é quem conhece a turma e sabe os conteúdos, atividades que serão voltadas para aquela área específica.
O planejamento sempre deve ser flexível e deve possibilitar que a criança seja vista como um ser ativo que participa do seu conhecimento desenvolvendo a autonomia tão necessária nos dias atuais.
Leia também:
0 comentários:
Postar um comentário