Do Brasil Escola:
A Criança e a Fase dos Porquês
Por Jussara de Barros (*)
Por volta dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem. Isso ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve. A partir dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes à esses. Muitas vezes as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
Uma boa forma de amenizar as perguntas é devolvê-las para que a própria criança tente explicar, ou utilizá-las em momentos que esta não queira obedecer. Quando diz que não quer comer, a mãe poderá perguntar-lhe o porquê, se não quer tomar banho poderá também utilizar uma pergunta e, assim, mostrar que nem tudo pode acontecer da forma como ela deseja. E à medida que for compreendendo o mundo que a cerca deixará de questionar sobre as coisas do cotidiano.
(*) Graduada em Pedagogia, equipe Brasil Escola
2 comentários:
Não sei se é mal de professor achar que o que faz não está lá muito bom, mas achei o seu blog mais "qualitativo" que o meu!! Por isso o indiquei na coluna de "destaque do mês". Confesso que gostaria de postar coisas que fossem 100% minha autoria, mas está difícil usar a criatividade. Agradeço o elogio e também me coloco a sua disposição!
Abraços!
Mesmo as crianças maiores apresentam este curiosidade! Meus alunos do ano passado (3º ano) me borbadeavam com porquês, confesso que as vezes perdia a paciência. rsrs Mas tentava ao máximo sanar as dúvidas respondendo as perguntas, até as mais descabidas!
Excelente post!
Abraços!
Postar um comentário