
Foi durante o século XIX que o desenvolvimento humano passou a ser o objeto de estudo da ciência. Grandes questionamentos foram iluminando a mente de pesquisadores atrás de respostas em como os seres humanos se transformavam e construiam suas características. Surge então três concepções: o inatismo, o ambientalismo e interacionismo.
Inatismo
A concepão do Inatismo foi inspirada nas teorias de Darwin enfatizando que já nascemos prontos e acabados, a vida em sociedade não modifica nem altera o processo de desenvolvimento. As características das pessoas são determinadas pelos gens que nascem com ela.
Essa concepção é uma das mais vistas e encontradas em salas de aulas. Muitos professores pensam que tal aluno não aprende porque não é capaz. Nasceu assim, ficará sem progresso a vida toda porque "nascemos prontos e acabados" segunda a concepção dos inatistas.
Ambientalismo
No ambientalismo, o indivíduo vai se desenvolvendo e construindo suas características segundo os estímulos que o ambiente oferece. O grande controlador da aprendizagem é o ambiente e dependendo da experiência que a pessoa tem vai ampliando e modificando suas ações.
Nessa concepção o ser humano desenvolve-se passivamente sendo controlado e manipulado pelo ambiente em que interage. Portanto, a aprendizagem ocorre por meio do condicionamento e pode-se perceber que o ambientalismo é oposto do inatismo que vê o desenvolvimento da pessoa por meio do biológico.
Interacionismo
O desenvolvimento humano é fruto da interação de fatores biológicos com ambientais sendo que quando citamos ambiente nos referimos aos espaços sociais, históricos e culturais. Nessa concepção, podemos então afirmar que somos sujeitos ativos e temos a capacidade de construir nossas características de acordo com a relação que estabelecemos com o meio físico, social e cultural.
No interacionismo o desenvolvimento acontece por meio das relações socioculturais. É nessa concepção que o desenvolvimento produz aprendizagem e aprendizagem produz desenvolvimento.
Fonte de pesquisa: CETEB / Escola Aberta
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