Pages

15 de agosto de 2009

A Música na Educação Infantil


Desde pequenina, a criança em diversas situações do cotidiano tem a presença da música. Como exemplos: na hora do almoço, nas brincadeiras, na hora de dormir, entre tantas outras situações. E é nesse contexto que ela entra em contato com o mundo cultural da música, expandindo seu vocabulário, suas interações com o ambiente, com o próprio corpo fazendo gestos e socializando-se.

A música ajuda no crescimento infantil pois faz a criança perceber, sentir, pensar, expressar, atuando no desenvolvimento tanto do cognitivo como do afetivo. Na educação Infantil, o professor pode ter um rico repertório musical se bem explorado como parlendas, cantigas de roda, brincadeiras cantadas, canções populares, etc.

Ao se trabalhar com música na Educação Infantil, é importante levar em conta a idade da criança assim como o nível de desenvolvimento e percepção musical delas. O mais fantástico é a possibilidade que a música proporciona fazendo com que os alunos criem, improvisem e experimentem novas situações e conhecimentos.

Sugestões de músicas:

A cobra não tem pé

A cobra não tem pé
A cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe
No pezinho de limão?

Ela vai se enrolando
Vai, vai, vai
Vai se enrolando
No pezinho de limão.

A barata diz que tem

A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata
Ela tem é uma só
Ah, ah, ah! Oh, oh, oh!
Ela tem é uma só!

A barata diz que tem
Um sapato de veludo
É mentira da barata
O pé dela é peludo
Ah, ah, ah! Oh, oh oh!
O pé dela é peludo!

A barata diz que tem
Uma cama de marfim
É mentira da barata
Ela tem é de capim
Ah, ah, ah! Oh, oh, oh!
Ela tem é de capim!

A barata diz que tem
Um anel de formatura
É mentira da barata
Ela tem é casca dura
Ah, ah, ah! Oh, oh, oh!
Ela tem é casca dura!

Eu vi uma barata

Eu vi uma barata na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou.

Do ré mi fá, fá fá
Do ré do ré, ré ré
Do sol fá mi, mi mi
Do ré mi fá, fá fá

O meu galinho

Faz três noites que eu não durmo o-lá-lá!
Pois perdi o meu galinho, o-lá-lá!
Coitadinho, o-lá-lá!
Pobrezinho, o-lá-lá!
Eu perdi lá no jardim.

Ele é branco e amarelo 0-lá-lá!
Tem a crista vermelhinha, o-lá-lá!
Bate as asas, o-lá-lá!
Abre o bico o-lá-lá!
Ele faz quiriquiqui.

Já rodei em Mato Grosso, o-lá-lá!
Amazonas e Pará, o-lá-lá!
Encontrei, o-lá-lá!
Meu galinho, o-lá-lá!
No sertão do Ceará!

1 comentários:

Débora Fontes disse...

Realmente colega, devemos valorizar mais a música na Educação Infantil, pois trás muitos benefícios à criança. Thelma Chan afirma que “através da Música as pessoas se conhecem mais e melhor, adquirem mais segurança e auto-estima, drenam suas emoções, aprendem o significado de “fazer junto”. Se bem orientado, o trabalho musical pode desenvolver desde a postura corporal,respiração, dicção, até a percepção de si e do mundo, a cultura geral, tão necessária ao bom músico como a qualquer ser humano que queria evoluir e fazer evoluir neste planeta”.
Débora CRos
http://diariodacoordenacao.blogspot.com


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.