Pages

28 de dezembro de 2014

Coordenação Dinâmica Global

            Uma das fases mais importantes para se trabalhar a coordenação motora vai do nascimento até oito anos de idade. Devem ser trabalhados aspectos como: motor, intelectual e sócio-emocional.
          É nesse período, entre o nascimento até oito anos que se instalam as principais dificuldades e que se não forem sanadas e exploradas a tempo, podem trazer prejuízos na escrita, leitura e sociabilização.
          Para que a coordenação dinâmica global tenha um bom desenvolvimento é importante partir de propostas simples para atividades específicas e complexas.
          Dos três aos quatro anos, as atividades devem envolver a noção de amplitude de movimentos porque a criança já tem uma noção boa de espaço a sua volta e do seu corpo em relação ao espaço. Com cinco anos aproximadamente podem ser inseridas atividades que envolvam os membros inferiores e superiores. Com seis anos, os movimentos dissociados podem ser incluídos. Já com sete a oito anos aproximadamente é o momento de aperfeiçoar as habilidades adquiridas. Com nove anos desenvolver a mecanização e aceleração dos movimentos.
           É no período entre os sete aos doze anos que se desenvolvem valências como força, velocidade, resistência, coordenação e habilidade daí a importância de serem incentivadas atividades que trabalhem e desenvolvam estes aspectos.
                   Segundo Geraldo Peçanha de Almeida em seu livro intitulado  Teoria e Prática em Psicomotricidade, ele afirma que "Se a criança conseguir acompanhar uma dança trabalhada pelo professor, se a criança conseguir acompanhar uma atividade física com movimentos associados e dissociados, se a criança tiver um certo ritmo, se a criança possuir equilíbrio, poderemos dizer que ela apresentará uma coordenação motora global satisfatória".


  Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-7-dbEZhqxOE/VKCICrna15I/AAAAAAAABCY/UbeGXD1S63A/s1600/clip_image002.jpg

         Sugestão de atividades referentes aos movimentos amplos do corpo:

          1) Andar com uma bola entre as pernas; na ponta dos pés; com o calcanhar; agachado; em todos os sentidos; de quatro; de joelhos; por cima de objetos colocados no chão; sobre um banco.
         2) Saltar de diferentes formas: com um pé só; com os dois pés; de cócoras; por cima dos objetos; de um ou dois degraus de escada; de uma mesa; o mais longe possível, de arco em arco.
            3) Engatinhar para frente; para os lados e para trás; erguendo uma perna e depois a outra, para apanhar o objeto determinado; rápido e devagar; desviando obstáculos; em padrão cruzado.
            4) Atirar bolas; petecas.
            6) Arrastar-se livremente pelo chão; passar por dentro dos túneis, pneus, caixas, etc.
            7) Brincar de trem; amarelinha; em fila indígena, segurando-se pelos ombros.
            8) Lançar uma bola contra a parede e apanhá-la; lançar uma bolo ao ar e apanhá-la.
            9) Rolar uma bola; driblar.
           10) Caminhar com caixas de sapatas em cada um dos pés.
           11) Entrar em caixas de papelão.
           12) Brincar com malabares: fitas; laranjas; garrafas plásticas.  

1 comentários:

Aline Neves disse...

Olá! Obrigado pela sua visitinha no meu blog. Te desejo um feliz ano novo!!! Olha vc esta de parabém! Seu blog tem tanto conteúdo bom, da vontade de ficar horas lendo!. Obrigado por dividir tanto conhecimento. Gosto muito, pois também sou professora, atualmente exercendo o papel de mae em tempo integral. srsrrs bis

E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.