Pages

10 de julho de 2011

Guia de férias

Da Nova Escola:

As férias estão chegando e é hora de relaxar, organizar as ideias, ler, passear, procurar atividades interessantes e recarregar as baterias. E para ajudar você a aproveitar bem esse merecido descanso, produzimos um guia de férias com ótimas sugestões de livros, DVDs, passeios e cursos. Divirta-se!


Livros

Aqui você encontra boas dicas de leitura para curtir no seu tempo livre

Vida de Escritor, Gay Talese
CONFISSÕES DE JORNALISTA
 Sobre o autor  O norte-americano Gay Talese é um dos jornalistas mais conceituados nos Estados Unidos. Trabalhou dez anos como repórter no New York Times e foi colaborador das revistas Esquire e The New Yorker. É autor de outros títulos já publicados no Brasil, como O reino e o poder e A mulher do próximo. Por que ler?  Em uma autobiografia não convencional, o autor fala sobre o ofício da escrita e revela os bastidores da vida árdua de um jornalista que precisa lidar com as mais adversas situações no trabalho. Os relatos são construídos em torno de personagens anônimos ou menores, com os quais o escritor se solidariza, mostrando que, mesmo na autobiografia, o que importa são os outros.
Vida de Escritor, Gay Talese, 512 págs., Companhia das Letras, tel. 0800-014-2829



Guantánamo Boy, Anna Perera
PELOS DIREITOS HUMANOS
Por que ler?  Baseado em fatos reais, o livro narra a história de um adolescente que, em uma visita ao Paquistão com a família, é confundido com um terrorista e acaba preso em Guantánamo, onde passa por intermináveis interrogatórios e sessões de tortura. Apesar deste retrato cruel, o romance passa, nas entrelinhas, um sentimento de humanidade, trazendo uma mensagem de paz e de respeito ao próximo. Sobre a autora  Anna Perera nasceu em Londres, ensinou inglês em alguns colégios londrinos e mais tarde se tornou responsável por uma instituição para meninos excluídos.
Guantánamo Boy, Anna Perera, 312 págs, Editora Agir



Fome, Knut Hamsun
DA LUCIDEZ À INSANIDADE
Por que ler?  Clássico da literatura universal, a obra que encantou gerações volta às livrarias, com tradução de Carlos Drummond de Andrade. Descreve a forma tragicômica como um escritor miserável vaga pelas ruas tentando sobreviver vendendo artigos para jornais, ao mesmo tempo em que reflete sobre a vida e sofre com um vazio que o consome: a fome. Sobre o autor  Ganhador do prêmio Nobel de 1920, o polêmico escritor norueguês já foi um dos mais populares autores do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, flertou com o nazismo e mais tarde foi preso e condenado, terminando seus dias em 1952, com quase 100 anos de idade, em um asilo de loucos.
Fome, Knut Hamsun, 176 págs., Geração Editorial, tel. (11) 3526-4444.


MAIS LIVROS  < ANTERIOR | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | PRÓXIMA >       


DVDs

Aventura, comédia, drama ou documentário? Confira aqui nossas sugestões

Educação

EDUCAÇÃO E AVENTURAS NOS ANOS 60
Sobre o filme  No subúrbio de Londres, na década de 60, uma adolescente brilhante está dividida entre se preparar para a Universidade de Oxford, o que significa obedecer às regras rígidas de sua escola, e viver um romance com um homem mais velho. Por que ver  A simplicidade do enredo, os diálogos inteligentes e a atuação da protagonista chamam a atenção no filme. O roteiro é assinado por Nick Hornby, autor do best-seller Alta Fidelidade.
Educação, Lone Scherfig, 95 min.,2009 (Inglaterra), Sony Pictures, tel. (11) 3584-9900



Minhas Mães e Meu Pai

DRAMA E COMÉDIA
Sobre o filme  O longa-metragem traz a história de uma família composta por um casal homossexual de mulheres e, seus filhos, um casal de adolescentes, frutos de uma inseminação artificial com doador anônimo. A filha mais velha começa a sentir falta da figura paterna e convence seu irmão a procurar com ela o pai biológico. Por que ver  Atuações excelentes de Annete Benning, Julianne Moore e Mark Ruffalo em um filme despretensioso, que mostra uma história familiar dramática, mas com um tom de humor.
Minhas Mães e Meu Pai, Lisa Cholodenko, 106 min., 2010 (EUA), Imagem Filmes, tels. (11) 4052-2500



Tropa de Elite 2

A VOLTA DO CAPITÃO NASCIMENTO
Sobre o filme  Sequência do filme em que o ator Wagner Moura despontou como o Capitão Nascimento,  a história mostra que o combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro tem inimigos muito maiores que os bandidos do morro. Por que ver  Um dos fenômenos de bilheteria nacional retomou a história do Capitão que fez a sociedade repensar sobre o tráfico de drogas e as formas de violência urbana.
Tropa de Elite 2, José Padilha, 115 min., 2010 (Brasil), Zazen/Riofilme



A Fita Branca

ANTES DA 1ª GUERRA MUNDIAL
Sobre o filme Em um vilarejo no norte da Alemanha, acidentes estranhos, que pareciam isolados, começam a ser entendidos como uma espécie de punição severa. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os casos enquanto a população fica em pânico. Por que ver A produção discute o contexto no qual se originou o nazismo. Vale prestar atenção na fotografia da obra, filmada em preto e branco.
A Fita Branca, Michael Haneke, 144 min., 2009 (Áustria, França, Alemanha, Itália), Imovision, tel. (11) 3294-0720



Preciosa - Uma História de Esperança

GAROTA PRECIOSA
Sobre o filme Violentada pelo pai e abusada física e moralmente pela mãe, Claireece ''Preciosa'' Jones é uma jovem de 16 anos fechada em seus devaneios. Quando engravida de seu segundo filho, é suspensa do colégio, mas descobre em uma escola alternativa uma forma de exteriorizar seus sentimentos: escrevê-los. Por que ver Baseado no livro homônimo, da escritora e ativista americana Saphiffe, o longa-metragem não cai no piegas, mesmo com a história carregada de sofrimento. A produção conquistou duas estatuetas no Oscar de 2010: Melhor Atriz Coadjuvante, para Mo’Nique - que deu vida à mãe da Preciosa, e Melhor Roteiro Adaptado.
Preciosa - Uma História de Esperança, Lee Daniels, 110 min., 2009 (EUA),  Playarte, tel. (11) 5053-6996



MAIS DVDS  < ANTERIOR | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | PRÓXIMA >   


Mapa cultural do Brasil

Guia de museus e outros espaços culturais em todo o território nacional. Clique em cada estado ou no Distrito Federal e conheça nossas sugestões!

Mapa cultural com passeios pelo Brasil. Ilustração Vivian Torres


Cursos

717 opções com inscrições abertas no país
O que: A Rede Universia reúne opções de cursos no mês de julho em 17 instituições de ensino, nas mais variadas áreas do conhecimento.
Mais informações

Cursos sobre deficiência visual
Data e Local: 18 a 22 de julho e 25 a 29 de julho – São Paulo - SP
O que: Para aproximar o tema da deficiência visual dos mais diversos públicos da comunidade, a Fundação Dorina Nowill para Cegos desenvolveu um calendário de cursos e palestras: Braille para Educadores - Apoio Essencial em Sala de Aula (18 a 22 de julho - das 9h às 13h), A Inclusão da Criança com Baixa Visão na Escola (De 25 a 29 de julho - das 9h às 13h) e Orientação e Mobilidade: Seu Aluno Mais Independente na Escola (De 25 a 29 de julho - das 14h às 18h).
Investimento: 350,00 reais
Mais informações: Inscrições até 13/07/2011 pelo e-mail cursos@fundacaodorina.org.br.

8ª Jornada Internacional de Educação do estado do Rio de Janeiro
Data e Local: 19 a 21 de julho – Rio de Janeiro – RJ
O que: Conferências, palestras, feira, troca de experiências e encontro com palestrantes
Investimento: de 380 a 420 reais, dependendo da data
Mais informações

 Educador Futuro
 Data e Local: 13 a 15 de julho – Curitiba – PR
O que: Conferências, palestras na área de Gestão Escolar, Formação de Professores, Dificuldades de Aprendizagem
Investimento: de 360 a 400 reais
Mais informações

11ª Jornada Internacional de Educação na Bahia


Data e Local: 21 a 23 de julho – Salvador – BA
O que: Conferências e palestras com convidados brasileiros e estrangeiros. Voltado para professores da rede pública e privada
Mais informações

II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral - Conflitos na Instituição Educativa: perigo ou oportunidade?
Quando e Onde: 4 a 7 de julho – Centro de Convenções da Unicamp - Campinas – SP
O que: Conferências, mesas-redondas, simpósios, relatos de pesquisa, pôstere. Voltado para pesquisadores e docentes da Educação Superior e da Educação Básica; alunos de graduação e pós-graduação; profissionais da área de Psicologia, Educação e áreas afins.
Mais informações: www.fe.unicamp.br/coppem ou pelos telefones (19) 35215584 (LPG: Talita ou Daniela) ou (19) 97731261 (GEPEM: Thaís)
PARÁ AMAPÁ RORAIMA MARANHÃO PIAUÍ CEARÁ PERNAMBUCO RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA ALAGOAS SERGIPE BAHIA RIO GRANDE DO SUL SANTA CATARINA PARANÁ SÃO PAULO RONDÔNIA MATO GROSSO GOIÁS MATO GROSSO DO SUL DISTRITO FEDERAL MINAS GERAIS TOCANTINS ESPÍRITO SANTO RIO DE JANEIRO Ir para o GUIA DE FÉRIAS

0 comentários:

E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.