Pages

28 de fevereiro de 2012

Disciplinas obrigatórias - Parte IV - Ciências


11 motivos para estudar Ciências


Muito se fala por aí da importância de estudar Português e Matemática. Essas duas disciplinas são realmente muito importantes, mas você já parou para pensar em como estudar Ciências também é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes? Disciplina obrigatória no currículo escolar, ela é tão importante quanto o estudo da língua e da matemática - é, inclusive, uma das três disciplinas do Pisa, uma avaliação internacional de desempenho escolar que envolve 65 países.

Estudando Ciências - que, nas séries mais avançadas transforma-se em Biologia, Física e Química -, as crianças e adolescentes compreendem melhor o mundo em que vivemos e o funcionamento da natureza. Como age a força da gravidade? Por que temos estações do ano? Por que ficamos arrepiados quando sentimos frio? A ciência tem respostas para todas essas perguntas - e também para todos aqueles porquês que as crianças não cansam de perguntar.

Descubra abaixo quais são os principais benefícios do estudo de Ciências para o seu filho:

1) Ensina a pensar:

Por que algo é de um jeito e não de outro? Como isso funciona? Para que serve? Essas são algumas das perguntas que as crianças fazem com alguma frequência. O estudo de Ciências mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece e estimula, portanto, a reflexão e a formulação de hipóteses.
2) Ajuda a compreender o mundo:

O conhecimento científico está presente dos óculos que você usa à caneta em sua mão. É, portanto, um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e suas transformações - o que não deve ser visto como algo distante, fora da realidade. Ao contrário: o cientista é um observador das coisas simples, desde o movimento das nuvens até o funcionamento de uma rede de computadores.

3) Desenvolve o raciocínio:

É importante que o seu filho aprenda a pensar cientificamente. Ou seja, a formular hipóteses e desenvolver um raciocínio. As aulas de Ciências, quando dadas por um bom professor, proporcionam isso: tentando entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira cada vez mais lógica.

4) Explica os fenômenos da natureza:

Estudando Ciências, o seu filho vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que é - e vai ter respostas para todos aqueles "porquês" que costumam deixar os pais em algumas saias justas.

5) Conscientiza sobre a importância da preservação:

É por meio do estudo de Ciências que o seu filho vai entender como funciona o nosso planeta, de que tudo o que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. E, consequentemente, vai entender por que é necessário preservar a natureza, reciclando o lixo, poupando água e não poluindo o ar.

6) Torna a vida mais interessante:

Um simples passeio no parque pode se tornar mais interessante quando conhecemos os princípios da ciência. Seu filho vai poder observar in loco tudo o que aprendeu sobre as plantas na escola e terá a chance de ver de perto as formas, as texturas, cores das flores e das árvores.

7) Estimula a criatividade:

Quando seu filho é estimulado a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para testá-las, ele fica mais criativo e questionador. Por meio da pesquisa e da realização de experiências, ele vai perceber que as hipóteses que formula podem ou não ter fundamento científico.

8) Aproxima pais e filhos:

Vamos fazer juntos? Poucas brincadeiras são tão divertidas quanto fazer experimentos científicos e comprovar as leis da natureza. Em casa, aproveite para fazer experiências relacionadas ao conteúdo que o seu filho está aprendendo na escola - se preciso, peça sugestões aos professores. A diversão é garantida!

9) Incentiva o prazer em descobrir:

Ao ouvir falar de Ciências, seu filho logo pensa em tubos de ensaio, laboratório - ou seja, descobrir. O estudo de Ciências incentiva a criança a usar a observação, a imaginação e a capacidade de elaborar hipóteses para depois relatar o que viu e imaginou e ainda ir atrás de informações que lhe permitam achar respostas.

10) Mostra as mudanças por que passamos:

Quando seus bisavós nasceram, não havia luz elétrica. Quando seus avós nasceram, não havia geladeira. Quando seus pais nasceram, não havia televisão. E quando você nasceu, não havia computador. E todas essas mudanças só aconteceram por causa do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Além de compreender melhor o mundo em que vivemos, o seu filho vai adquirir também noções de História. Dupla lição!

11) É divertido:

Além de importante para o futuro do seu filho, Ciências é a disciplina escolar que mais tem potencial para ser divertida. Quem nunca passou uma tarde feliz em meio a tubos de ensaio e experiências para comprovar as leis da natureza? Refletir um arco-íris num papel branco, amassar uma garrafa sem colocar as mãos, fazer um telefone sem fio... Ótimas brincadeiras para fazer em grupo! E o melhor: seu filho ainda sai com lições de Ciências na cabeça.

Professores consultados:
  • Andrea Nunes Vaz Pedroso (Botânica);
  • Cristian Annunciato, (Física);
  • Marco (‘Marcão’) Antonio Akiau (Ciências); 
  • Mario Domingos (Biologia);
  • Maria Isabel Iorio Soncini (Ciências e Biologia)

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.