Pages

26 de maio de 2013

Teóricos

Lev Vygotsky



      Para Vygotsky o convívio social é fundamental. A criança nasce com funções psicológicas elementares e com o convívio social, estas se transformam em funções psicológicas superiores. Cada indivíduo internaliza de uma maneira o conhecimento. 
     Existem dois tipos de conhecimentos: os do "cotidiano" e os "científicos". Quanto a aprendizagem, existem 3 esferas importantes: 
        1)  Zona de desenvolvimento potencial: É tudo aquilo que a criança não domina mas pode vir a ser capaz de realizar.
       2) Zona de desenvolvimento proximal: É aquilo que a criança é capaz de realizar com ajuda de outras pessoas.
        3) Zona de desenvolvimento real: É tudo aquilo que a criança já está apta a realizar sozinha.
      O erro e o acerto devem ser percebidos como indicador dos conhecimentos que precisam ser estimulados e não vistos como incapacidade. A correção possibilita ao aluno perceber quais conhecimentos ainda não domina e reorientar sua compreensão.


Piaget


          As diferenças do ritmo de aprendizagem ocorrem em virtude da estimulação do meio ambiente cultural e social, da motivação, das diferentes potencialidades de cada criança (herança genética) e, ainda do exercício dessas potencialidades.
          Estágios:
           1) Sensório-motor (0 a 2 anos): Utiliza apenas movimentos e órgãos do sentidos, sem pensamentos ou representações. Se finda por volta dos 2 anos com a formação da função simbólica.
             2) Pré-operatório (2 aos 7 anos): É marcante a função simbólica que permite representar objetos e elementos na sua ausência por meio de sinais
           3) Operações concretas (7 a 11/12 anos): A criança começa a perceber o "princípio da invariância", capacidade de perceber a reciprocidade e constância de relações entre quantidades.
            4) Operações formais (11/12 anos em diante): A criança é capaz de formular hipóteses, realizar implicações, disjunções...
           Para Piaget o professor é um facilitador do processo de aprendizagem. O errar é visto como um momento necessário de aprendizagem.


Henri Wallon

             Wallon procura entender a pessoa completa, integrada ao meio com seus aspectos afetivos, cognitivos e motores. Considera o sujeito como geneticamente social.
                A pessoa  deve ser vista como parte integrante do meio e o processo de socialização acontece pelo contato com a produção do outro (texto, pintura, música...).

Philippe Perrenoud

           O aspecto principal de Perrenoud é a competência. É mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar situações. A educação deve caminhar no sentido de que alunos e professores se conscientizem de suas capacidades, respeitando as diferenças.
          Competência é um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação, enquanto a habilidade é menos ampla e pode servir a várias competências.


                Algumas considerações vistas em um curso:

             1) Wallon, Vygotsky e Piaget: suas ideias se completam.
             2) Wallon e Vygotsky dão uma ênfase na dimensão cultural.
            3) Piaget dá grande contribuição no aspecto cognitivo, Vygotsky nos aspectos sócio-históricos e Wallon nos aspectos afetivos.
           4) Piaget se interessava em entender o desenvolvimento do conhecimento e para isso teve que estudar o desenvolvimento da criança. Para ele o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade (sujeito ativo) e para Vygotsky o conhecimento se dá a partir das relações intra e inter pessoais.
         5) Wallon tenta entender o desenvolvimento psicológico e em consequência o desenvolvimento do conhecimento. Procura entender a pessoa completa, em suas dimensões emotivas, motoras, cognitivas e biológicas.
         6) Para Perrenoud os professores precisam estar em formação permanente compreendendo a aprendizagem como atrelada a vários saberes.



           
 

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.