Pages

16 de dezembro de 2010

A cura do câncer

Ontem fui apresentada por um amigo a um tema no mínimo interessante. Um médico, ou melhor, um ex-médico italiano afirma ter encontrado a cura do câncer, doença que já matou ao menos um familiar de todo brasileiro. Fui pesquisar e achei muitas matérias a respeito, na maioria transcrições, que levam a uma reflexão. Oxalá tivéssemos realmente encontrado algo acessível e pouco traumático como propõe o Dr Tullio Simoncini, profissional cassado da medicina que garante que o bicarbonato de sódio a 20% poderia nos livrar dessa mazela milenar. Como eu disse, na rede mundial o tema já é farto de variantes em favor e contra. Transcreverei aqui duas vertentes. Uma favorável e outra contra e cada um que conclua se vale ou não a pena aguardar o investimento em pesquisas na linha proposta por Simoncini.  Minha conclusão parcial é: como algo aparentemente fácil e pouco oneroso para cura tão ensejada poderia agradar o poderoso mercado farmaceutico e laboratorial? Vamos às abordagens, iniciando pela favorável, onde em nenhum momento é citado o suposto charlatão italiano que queira Deus tenha descoberto a cura do câncer:


A importância do uso do bicarbonato de sódio para frear o surgimento de metástases tumorais ganha força com resultados recentes de experimentos feitos em camundongos. A substância eleva o pH do ambiente tumoral, o que dificulta a proliferação das células. "Os testes em animais mostram que o bicarbonato deixa o tumor confinado", afirma Andres Yunes, pesquisador do Centro Infantil Boldrini, em Campinas, interior paulista. Os animais tomaram bicarbonato via oral. A acidez dentro de um ambiente tumoral (pH mais baixo) torna a doença mais agressiva, como várias pesquisas já demonstraram.

Com os dois estudos publicados no periódico "Cancer Research", que reuniu grupos americanos (Arizona e Flórida) e um brasileiro (Boldrini), a hipótese que associa acidez a metástases fica mais robusta. A tendência é que ela seja examinada em testes em humanos, que devem ser feitos nos EUA, no curto prazo. De acordo com Yunes, que participou dos estudos ao ajudar a desenvolver um simulador computacional de tumor, existem argumentos para que testes clínicos com o bicarbonato em humanos possam ser feitos também no Brasil. O modelo de computador, desenvolvido pelo engenheiro Ariosto Silva, hoje na Universidade da Flórida, corrobora a importância da acidez.

A ferramenta simulou o crescimento de um tumor de mama em três dimensões a partir de cenários reais. A substância ideal para neutralizar o tumor teria de ter um pH por volta de 7. O bicarbonato tem um pH de 6,1. Não é o ideal, mas serve. Porém, os caminhos para frear tumores agressivos, diz Yunes, são vários. Uma saída é interferir diretamente na resistência do tumor à acidez. "Tudo indica que essa maior resistência é por causa de uma proteína específica", diz Yunes. Portanto, pode-se pensar em uma droga que aja diretamente sobre ela. O resultado esperado é que o ambiente ácido, antes benéfico, acabe agora se voltando contra as células tumorais.

Bicarbonato de sódio não cura o câncer

Mais uma cura para o câncer foi achada! Agora é o bicarbonato de sódio. Simples e barato. O sonho de qualquer doente. Por isso mesmo devemos desconfiar. É o tradicional "quando a esmola é demais o santo desconfia". O médico Tullio Simoncini chama atenção pela simplicidade do tratamento que criou. Segue aqui um trecho do spam que flutua pela internet: "O médico observou que todo paciente de câncer tem aftas. Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans. Esse médico achou muito estranho que todos os tipo de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente. Então, pode estar ocorrendo o contrário - pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo. E, para tratar esse fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece: bicarbonato de sódio. Assim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonado de sódio, não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores. Resultados surpreendentes começaram a acontecer. Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas. Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento."

O fungo causando o câncer. Alias, TODOS os tipos de câncer. Bom, seria simples verificar pelo menos a presença do fungo ou de seus produtos nos tumores. Não sei se alguém já fez isto, mas é algo que o médico que propõem o tratamento deve ter feito. Deve ter feito testes em ratos e camundongos. Deve ter identificado como o fungo causa mutação no DNA das células do tecido atacado.

Não, nada disso foi feito. Mesmo em seu site o médico, que pelo que pude averiguar não é mais médico pois teve seu registro cassado, não realizou nenhum estudo minimamente cuidadoso. Não testou em animais, não tem uma lista confiável para acompanhamento de pacientes tratados, ou seja, ele e seu tratamento vivem à margem da medicina.

O pior de tudo é que ele nega veementemente o fato do câncer ser uma doença ligada ao DNA, sendo que sabemos hoje que esta é a base de sua origem. Não existe mistério nenhum aqui, como Simoncini afirma existir. Uma prova simples é a síndrome Li-Fraumeni, que faz a pessoa ter câncer muito mais cedo que a maioria da população por possuir uma cópia (alelo) a menos de um gene importante na regulação da célula. Os filhos de pessoas com a síndrome também têm maior chance de desenvolver câncer prematuramente. Isso prova que o câncer é sim ligado à genética.

Mortes pelo tratamento

Encontrei aqui neste site acusações mais sérias, dizendo até que uma pessoa tratada por este médico na Holanda morreu em decorrência ao tratamento. E fechando com chave de ouro, veja se um médico que se diz injustiçado e busca reconhecimento pela seriedade deveria colocar em sua página fatos como este no seu perfil: "Quando estudante no colegial e na faculdade, suas habilidades musicais o levaram a formar bandas que fizeram shows pelo centro da Itália". Bandas? Ah... que bom. Informação muito pertinente.

1 comentários:

Marlene Deque disse...

A maior parte das pessoas o que espera é que a comunidade cientifica que critica o médico italiano faça um estudo para provarem que este está errado.
E nem vale a pena ignorar os relatos de pessoas que foram curadas com este método eu conheci uma pessoa que curou um cancro da mama com este método alias foi por ela que fiquei a saber da história desse médico e vim logo pesquisar na net.Também fiquei de boca aberta a olhar para ela,nem quis acreditar mas ela não ia mentir sobre isso.


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.