Por Neuza Razza (*)
Comunicação para professores e educadores
A comunicação é o meio de o homem exteriorizar-se, interiorizar-se, integrar-se; o homem sempre sentiu a necessidade de comunicar-se, e comunicar-se cada vez mais com mais gente. Toda a história da comunicação humana é a história da luta do homem para vencer os obstáculos de tempo e espaço. Redigir é comunicar-se através da escrita; aprender a redigir é capacitar-se a superar as limitações da comunicação oral. Saber escrever é adquirir “possibilidades mais amplas de participação social”.
Por isso “em situações de comunicações” é escrevendo que se aprende a redigir. Ninguém aprende redação através de técnicas e princípios vistos teoricamente. É a reflexão sobre a própria experiência de escrever que nos levará a debater alguns aspectos teóricos e técnicos que nos passam ajudar na vivência de novas experiências.
“Escrever é uma atividade social indispensável”. Escrever é acima de tudo, um processo de descoberta. Texto é uma história, conto curto com sentido completo. O texto tem que ter personagens e narrador.
Personagem é cada pessoa que participa de uma história. Também pode ser animais, coisas ou objetos que participam da história como se fossem pessoas e narrador é a pessoa que narra contando a história.
Produzir texto é escrever ou contar uma história. Reproduzir um texto é o mesmo que reescrever uma história e contar a mesma com outras palavras sem modificar os personagens, o lugar onde a história ocorreu e a seqüência dos acontecimentos.
Você pode fazer gravuras e reproduzir a história com diálogos sem modificar o sentido dela.
Diálogo é a fala entre suas ou mais pessoas. Na escrita, usa-se travessão. Narração é uma história contada por alguém. Ex; Uma gravura, olhe, observe todos os detalhes da figura e faça a história onde tenha 2 (dois) personagens.
Para enriquecer sua narração não se esqueça:
a – A história tem começo, meio ou desenvolvimento e uma conclusão.
b – Escrever sobre os personagens, como elas são, o que eles fazem, o nome deles, o que elas sentem, etc.
c – Compare os personagens, no que são diferentes.
d – Escreva sobre o lugar onde os fatos aconteceram.
e – Dê um título à história
Descrição é descrever tudo o que você está vendo, em todos os detalhes, como se fosse uma fotografia. A descrição pode ser: de pessoas, paisagens, objetos, coisas, etc.
Diálogo, é uma conversa entre duas ou mais pessoas, que expressam suas idéias sobre alguma coisa. No diálogo escrito usamos: dois pontos, parágrafo e travessão para indicar a fala de alguém.
Monólogo é o pensamento, ou quando a pessoa fala sozinha, o personangem.
(*) Pedagoga, escritora infantil e professora do ensino fundamental e médio
0 comentários:
Postar um comentário