Pages

23 de setembro de 2011

Distúrbios da aprendizagem - Procurando o diagnóstico correto

  
Não é burrice, nem preguiça!

Seu filho não copia direito os textos da lousa? Tem dificuldade para entender o que o professor fala? O que parece preguiça pode ser um problema de saúde que afeta o rendimento escolar

Uma dorzinha no ombro, um apertar de olhos para copiar a matéria da lousa ou uma enorme dificuldade para se concentrar. Esses sintomas tão banais, que costumam passar despercebidos por pais e professores, são sinais de problemas que podem afetar o rendimento escolar do seu filho.  A maioria dos distúrbios relacionados aos sentidos (como visão e audição), ao movimento e à atenção interferem diretamente no aprendizado. "É importante levar as crianças regularmente ao médico, para acompanhar o desenvolvimento e detectar algo anormal logo cedo", sugere o pediatra Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo.

Com 1 ano de idade, os pequenos devem ir mensalmente ao pediatra; no segundo ano de vida, de três a quatro vezes por ano. Se você tiver filhos maiores, leve-os ao médico uma vez por ano. Será que não está na hora de levar seu filhote para fazer um check-up? Levantamos com os especialistas Alberto Gallo Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier; Fábio Ancona Lopez, pediatra da Unifesp; Francisco Guarniero, psiquiatra; e Susi Mary de Souza Fernandes, fisioterapeuta da Universidade Presbiteriana Mackenzie 6 problemas de saúde que atrapalham na escola:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Dificuldade para copiar da lousa
Pode ser - Miopia Sinais - A criança não consegue enxergar de longe e aproxima o rosto do caderno para ler ou escrever. É muito raro uma criança reclamar disso, porque tudo parece normal para ela - como sempre foi. O que fazer - Coloque um cartaz com algo escrito e afaste-o do seu filho. Se você conseguir ler e ele não, leve-o ao oftalmologista.
2. Tropeços e falta de habilidade nos esportes
Pode ser - Astigmatismo Sinais - Seu filho vê as imagens distorcidas, quer estejam próximas ou afastadas dele. Em casos mais sérios, a visão fica borrada. Essa alteração pode estar presente já nos primeiros anos de vida ou se manifestar com o crescimento da criança. O que fazer - Toda criança precisa fazer um exame básico de visão quando tiver entre 4 e 5 anos.
3. Letra ruim ou esforço para escrever
Pode ser - Hipermetropia Sinais - O aluno tem muita dificuldade para enxergar de perto. Por não conseguir focalizar palavras escritas, seu filho pode sentir desconforto e até dor de cabeça. A hipermetropia Pode ser - diagnosticada por um médico logo nos primeiros anos de vida. O que fazer - Leve seu filho ao oftalmologista para um teste inicial e sempre que ele passar por dificuldades para ler ou escrever.
4. Desatenção e dor de ouvido
Pode ser - Infecção Sinais - Geralmente depois de gripes ou resfriados, a criança ouve menos e sente febre e desconforto. Em alguns casos, o ouvido fica com pus. É um problema muito comum na infância. O que fazer - Leve-o ao pediatra. Esse especialista poderá encaminhar seu filho a um otorrinolaringologista, médico que trata problemas de nariz, ouvido e garganta.
5. Cansaço e má postura
Pode ser - Escoliose Sinais - Dores no braço, na mão, no ombro ou no quadril indicam que uma das partes do corpo está sofrendo mais pressão do que outra. A causa Pode ser - um desvio na coluna. Em geral, esses problemas aparecem por causa da má postura. O que fazer - Deixe a criança sem camisa, com as costas numa parede. Se um ombro estiver mais alto que o outro, leve-a ao ortopedista.
6. Agitação constante ou desatenção  
 
Leia também:

Distúrbios da aprendizagem - Dislexia

Distúrbios da aprendizagem - TDAH

Distúrbios da aprendizagem - Disgrafia

Distúrbios da aprendizagem - TDAH - Parte II

Distúrbios da aprendizagem - Gagueira, patologia psicológica e é hereditária

Distúrbios da aprendizagem - Comprometimento da linguagem infantil

Distúrbios da aprendizagem - TOC

Distúrbios da aprendizagem - Procurando o diagnóstico correto

Distúrbios da aprendizagem - Disortografia

Distúrbios da aprendizagem - Discalculia

Distúrbios de aprendizagem - Transtorno bipolar infantil

Distúrbios da aprendizagem - Autismo e seu acompanhamento pedagógico

Distúrbios da aprendizagem - Combatendo a desmotivação em sala de aula

Distúrbios da aprendizagem - A surdez e a linguagem brasileira de sinais LIBRAS

Distúrbios da aprendizagem - A limitação visual

Distúrbios da aprendizagem - Relação hiperatividade e TDAH  

Distúrbios da aprendizagem - Dislalia

Pode ser - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Sinais - Aparecem logo cedo: a criança se mostra agitada, impulsiva ou desatenta. Essas alterações estão presentes na escola, em casa e até nas brincadeiras. O que fazer - Só o pediatra poderá avaliar se seu filho precisa de tratamento com um psicólogo ou um psiquiatra infantil.

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.