Período: 16 a 19/04
Justificativa: É importante conhecer e resgatar um pouco da história indígena. Os índios foram os primeiros povos a habitar o nosso país. Hoje muitos já estão vivendo nas cidades, deixaram as matas, seus costumes, mas não podemos deixar de conhecer e respeitar seus hábitos, costumes e crenças.
Objetivos:
-Conhecer e valorizar os hábitos e costumes dos indígenas;
-Aprender a respeitar os índios;
-Conhecer a forma de trabalho, moradia dos índios;
-Desenvolver a linguagem e o raciocínio;
-Estimular a imaginação e a criatividade.
Desenvolvimento: Perguntar as crianças se eles já viram um índio. Mostrar gravuras de índios, filmes sobre costumes, alimentação, trabalho. O endereço virtual abaixo é de um filme do Youtube onde um grupo de crianças de uma escola vai visitar uma escola indígena. É muito interessante porque podemos conhecer a escola das crianças indígenas e perceber que elas estudam também, tem livros, uniformes, brincam.
É importante fazer mural com gravuras, atividades criativas individuais com colagens e desenhos, maquetes. Explorar palavras que estão direcionadas com o tema do projeto como: índio, oca, maracá, arco e flecha...
Confeccionar um maracá com sucata, um cocar para que as crianças possam sair caracterizadas no dia do índio. Importante ressaltar os costumes, moradia, trabalho, alimentação dos índios que vivem nas matas. Falar que hoje muitos índios já saíram das matas para morar nas cidades.
Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir comer, dançar, etc.
Ler e explorar letras de poesias sobre índio. Sugestão: “Vida de índio” e “Povos da Floresta”.
"Vida de Índio"
Na tribo ele vivia
Comendo raiz,
Caçando e pescando
Coletanto feliz.
A oca é morada,
Cacique é guerreiro,
Na taba onde ele mora
Pajé é o feiticeiro.
Suas armas são arco e flecha
O tacape também é usado
Mas o índio é pacífico,
Só revida quando é atacado.
O deus é Tupã,
A lua é Jaci,
A língua que ele fala
É o Tupi-guarani.
(Transcrito do Blog da professora Rê. Endereço: http://professorare.blogspot.com/2010/04/poesia-do-indio.html)
Povos da floresta
Índio não bate em criança
e os mais velhos respeita.
Índio tem sua cultura,
dança, canta e se enfeita.
Toma seu banho de rio,
é mestre na pescaria.
Na aldeia em que ele mora
a tarefa é dividida.
Na hora da refeição,
a comida é repartida.
Temos muito o que aprender,
e o índio pode ensinar
como curar as doenças
e muita vida salvar.
Saiba que a vida do índio
é pra lá de inteligente.
Vive em paz com a natureza,
não trai, não rouba, não mente.
e os mais velhos respeita.
Índio tem sua cultura,
dança, canta e se enfeita.
Toma seu banho de rio,
é mestre na pescaria.
Na aldeia em que ele mora
a tarefa é dividida.
Na hora da refeição,
a comida é repartida.
Temos muito o que aprender,
e o índio pode ensinar
como curar as doenças
e muita vida salvar.
Saiba que a vida do índio
é pra lá de inteligente.
Vive em paz com a natureza,
não trai, não rouba, não mente.
REYNALDO JARDIM
(Transcrito do site Antonio Miranda. Endereço: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/reynaldo_jardim.html)
Sugestões de atividades para o caderno de pesquisa
NO DIA 19/04 COMEMORAMOS O DIA DO ÍNDIO. PROCURE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA ÍNDIO E COLE NO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS FAÇA UM DESENHO BEM BONITO. |
VIMOS HOJE EM NOSSA AULA QUE O TIPO DE MORADIA DO ÍNDIO É A OCA. OBSERVE A PALAVRA OCA. AGORA PROCURE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA OCA, RECORTE E COLE NO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS FAÇA UM DESENHO BEM BONITO. |
ESCREVA A PALAVRA ÍNDIO NO ESPAÇO ABAIXO. AGORA PARA CADA LETRA DESENHE UMA BOLINHA E DEPOIS CONTE O NÚMERO DE BOLINHAS QUE VOCÊ DESENHOU E ESCREVA O NÚMERO AO LADO. |
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