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1 de janeiro de 2009

Escola inclusiva e os apoios e serviços educacionais especializados


Foi por volta dos anos 60 que o termo “necessidades educacionais especiais” começou a ser utilizado e persiste até hoje. Os alunos com necessidades educacionais especiais não são somente aqueles que possuem uma deficiência auditiva, visual, física ou mental e sim, o termo está relacionado a todos os alunos que apresentam uma dificuldade de aprendizagem precisando assim de um apoio educacional.

Essas dificuldades podem ser a curto ou longo prazo e está relacionada a dificuldades de adaptação ao colégio mais especificamente: professores, colegas, conteúdo, estrutura física entre outros fatores.

É importante que o professor esteja atento e trabalhe sempre de forma diversificada, podendo assim atender à classe que é heterogênea, qualificando o ensino-aprendizagem.

Hoje em dia nenhuma pode deixar de matricular um aluno com necessidade educacional especial, pois há leis e dispositivos legais que amparam esses alunos, como por exemplo, a Lei Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, entende-se que a educação especial é uma modalidade de ensino, que preferencialmente deve ser oferecida na rede regular, para alunos portadores de necessidades especiais.

Apesar de a Lei 9.394/96 mencionar “alunos portadores de necessidades educacionais” sendo que nenhum aluno porta a necessidade e sim possui, ela é bem enfática e diz que preferencialmente esse ensino deve ser oferecido na rede regular.

Para que o ensino possa ser oferecido de forma a atender as necessidades dos alunos é importante que a escola possa estar adaptada oferecendo os recursos e serviços especializados.

Os recursos especializados são materiais, humanos ou pessoais e equipamentos. É importante, porquê se uma escola é inclusiva de alunos com deficiência visual, ela precisa estar adaptada com máquinas de Braille, materiais próprios, pessoas especializadas para estarem adaptando conteúdos para o Braille,

Já o serviço especializado pode ser oferecido junto com o professor regente, passando um conteúdo previamente para o aluno para que na sala de aula ele já tenha uma noção sobre o que será estudado e também ajuda o professor adaptando conteúdos para o Braille e auxiliando a família do aluno.

Portanto, oferecer um ensino preferencialmente na rede regular de ensino, é fácil, mas estar apta a oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade é um desafio ao qual as escolas precisam estar preparadas. É somente com os recursos e serviços especializados que podemos ter todos os alunos frequentando o ensino regular e consequentemente atendendo as necessidades educacionais de cada aluno.

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