Pages

1 de janeiro de 2009

Serviços de apoio pedagógico especializados


O recurso educacional especializado é uma forma de mediar à aprendizagem do aluno por meio de recursos que ele necessita.

Esses recursos podem ser:
- Materiais: Computadores para surdos ou com dificuldades de comunicação.
- Pessoa: Intérprete de língua de sinais;
- Equipamentos: cadeiras e carteiras adaptadas entre outros.

Também podemos observar que possuem os serviços educacionais especiais que servem para apoiar, complementar ou substituir os serviços educacionais comuns. Esses serviços podem ser oferecidos nas classes comuns junto com a atuação do professor regente ou em salas de recursos em que o professor complementa ou apoio tanto o professor quanto o aluno.

Existem os serviços educacionais que servem para substituir o atendimento regular e são voltados para aqueles alunos que não conseguem acompanhar a classe regular por motivo de sua necessidade. São oferecidos então nas classes especiais, que funcionam em escola de ensino regular ou em escolas especializadas que são oferecidos para aqueles alunos que possuem alto grau de comprometimento.

Os serviços de atendimento podem ocorrer:
- Nas classes comuns: É um trabalho em equipe onde professor da classe comum e da classe especial trabalham juntos podendo ter a colaboração de outros profissionais. O professor deve saber e perceber as necessidades educacionais de seus alunos, avaliar continuadamente o processo educativo e atuar em equipe com os demais profissionais.
- Ensino Itinerante: São profissionais que comparecem algumas vezes por semana na escola para trabalharem com alunos e professores. Esse profissional deve elaborar o cronograma de atendimento, ajudar quando necessário o professor regente, orientar pai.
- Sala de recursos: está voltado para o professor especializado que complementa o serviço do professor regente. A função dele é de planejar atividades em conjunto com o professor regente, atender o aluno em pequenos grupos, realizar avaliação periódico, entre outros.
- Classe especial: São voltados para aqueles alunos que possuem dificuldades acentuadas e os professores devem ser especializados em educação especial. O atendimento nessa sala é transitório porque dependendo da adaptação do aluno.
- Há ainda o professor-intérprete: que fica encarregado pela língua de sinais, encarregado de ajudar o professor nas classes comuns.
- Atendimento domiciliar: Esse atendimento está voltado para aqueles alunos que estão impedidos de frequentar aulas em razão de sua necessidade especial.
- Classe Hospitalar: Esse tipo de atendimento está voltado para aqueles alunos que estão impedidos de frequentar as aulas em escolas por estarem fazendo tratamentos ou por estarem internados em hospitais. O professor vai dar continuidade ao trabalho do professor.

Portanto, os serviços especializados são de extrema importância para que o aluno com necessidade especial, possa usufruir de seus direitos com mais dignidade, havendo assim mais qualidade no ensino-aprendizagem.

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.