Pages

2 de fevereiro de 2012

Família


A importância da família
 
Por Maria de Lourdes Cardoso Mallmann (*)
 
 
O mundo progride a todo instante. A cada dia novas descobertas, novas técnicas. Os conceitos mudam, as estruturas se refazem os valores são modificados, mas uma coisa permanece: a importância da família.  Se o homem se transforma, se atualiza, revê seus conceitos, é interessante questionar porque a família que existe há séculos, continua sendo necessária e produzindo ótimos resultados. A família é a esperança derradeira do homem moderno. Ela é condutora de atitudes afetivas e de sentimentos capazes de fazer um empresário sentir ternura, ela é capaz de provocar lágrimas num assassino, ela é sempre mensageira de amor, mas de um amor desinteressado, livre e espontâneo.

A família hoje representa o galardão maior de um cidadão. Pela família se conhece o homem. As grandes empresas do mundo já integram a família dos funcionários em seus projetos, e mede-se a postura e a integridade de homens de negócios pelo relacionamento familiar que eles desfrutam. Um bom pai, um esposo cordial são evidências de boa índole e a administração da família em termos harmônicos é um índice de qualidade nos dias de hoje.

Só quem não tem uma família é capaz de avaliar a imensa solidão, que nem trabalho e nem realização pessoal pode amenizar. A família, com toda a problemática que ela ocasiona é ainda onde o homem encontra o lenitivo e a força contra as intempéries diárias. O aconchego dos familiares é uma benção, a solidariedade entre irmãos é uma graça, o convívio com noras , genros, primos, tios é um festival permanente de descobertas, de surpresas de generosidade e de conforto.

A família mantém um vínculo que agrega nas horas difíceis e empolga nas horas de festa e de alegria. Os pais quando presentes encarnam o tronco salutar de amor que repassam aos filhos através de exemplos , de vivências, de sacrifícios, de coisas boas, de carinho. As palavras muitas vezes são desnecessárias ante as atitudes e os olhares de cumplicidade e entendimento. Quando ausentes, a família se recompõe nos que ficaram e se une mais para preservar a memória e honrar o nome de quem soube amar e ensinar a ser feliz! O que importa realmente é que a família tem uma missão, missão de continuar de ir em frente, de passar adiante o que aprendeu, de transmitir o amor de geração a geração.

Essa corrente se faz tão forte e a família se torna indestrutível mesmo enfrentando a modernidade, encarando de frente as drogas que tentam dizimá- la, lutando contra os pregadores de uma liberdade falsa com inversão de valores. A Família resiste e está aí mostrando sua força, impondo o amor como condição de vida, a amizade fraterna como motivação entre irmãos e a alegria de poderem estar juntos e felizes! Se você tem uma família assim, dê graças a Deus! Foi um prazer ter estado com vocês!
 
(*) Pedagoga, Professora de Filosofia, autora de livros (pela Sophos e outras editoras) e membro da Academia Itapemense de Letras (Itapema/SC)

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.