Selecionando professores competentes
Por Elen Campos Caiado (*)
Ao se tratar da seleção de professores na contratação para a rede
particular ocorre um diferencial, visto que na rede pública esta é
realizada através de concursos e na particular por meio de avaliação
curricular.
Os requisitos exigidos para a contratação de um educador competente.
Pois bem! Você, educador que manifesta
interesse em atuar na rede particular de ensino, sabe quais são os
requisitos que atualmente são prioridades no momento de definir qual o
profissional a ser contratado?
Considerando a grande exigência das redes particulares de ensino no momento de selecionar o professor ideal para sua instituição, geralmente é realizada uma avaliação minuciosa do currículo, seguida de entrevistas detalhadas e principalmente a solicitação de uma aula na qual o profissional será avaliado quanto à sua prática.
Buscando orientar o profissional para que possa providenciar o que realmente faz a diferença no processo seletivo, contribuindo com melhores chances de serem contratados, segue abaixo algumas características e requisitos referentes à docência que são bastante relevantes para o reconhecimento do profissional e conseqüentemente abrindo caminho para novas oportunidades de trabalho:
EXPERIÊNCIA ANTERIOR: busque manter-se em uma escola por bom tempo, visto que professores que mudam continuamente de escolas são encarados de forma negativa, principalmente por estar trocando constantemente o tipo de metodologia;
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS: Toda escola tem seu próprio perfil de professor, podendo coincidir certas exigências totalmente ou em partes com outras ou apresentarem perfis diferenciados que geralmente variam de acordo com uma série de fatores como: metodologia, social, religioso, econômico, etc.
Considerando a grande exigência das redes particulares de ensino no momento de selecionar o professor ideal para sua instituição, geralmente é realizada uma avaliação minuciosa do currículo, seguida de entrevistas detalhadas e principalmente a solicitação de uma aula na qual o profissional será avaliado quanto à sua prática.
Buscando orientar o profissional para que possa providenciar o que realmente faz a diferença no processo seletivo, contribuindo com melhores chances de serem contratados, segue abaixo algumas características e requisitos referentes à docência que são bastante relevantes para o reconhecimento do profissional e conseqüentemente abrindo caminho para novas oportunidades de trabalho:
EXPERIÊNCIA ANTERIOR: busque manter-se em uma escola por bom tempo, visto que professores que mudam continuamente de escolas são encarados de forma negativa, principalmente por estar trocando constantemente o tipo de metodologia;
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS: Toda escola tem seu próprio perfil de professor, podendo coincidir certas exigências totalmente ou em partes com outras ou apresentarem perfis diferenciados que geralmente variam de acordo com uma série de fatores como: metodologia, social, religioso, econômico, etc.
Vale ressaltar que certas características são colocadas como fundamentais para todos os professores, como capacidade de inovar e adaptar as possíveis mudanças da instituição, dinamismo, flexibilidade, criatividade, entre outros.
CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA: principalmente por se referir à rede particular, onde geralmente ocorre a iniciação de informática desde a Educação Infantil com aulas ministradas em laboratórios.
LEITURA VARIADA: estar sempre atualizado, tendo o hábito diário da leitura, requisito fundamental para uma boa formação cultural, atuando como uma excelente fonte de informação para a escola como um todo.
Ser bem informado é requisito básico para qualquer professor que busca se atualizar profissionalmente, conhecendo novas metodologias e os resultados das últimas pesquisas em sua área.
ATUALIZAÇÃO PERMANENTE:
a reciclagem, seja
através de cursos ou da participação em congressos e seminários, é
eterna para todo profissional capacitado e completo.
POSTURA PESSOAL: ter espírito de coletividade é fundamental para todo educador. A troca de experiências, principalmente através do trabalho em equipe de forma interdisciplinar, proporciona um trabalho de qualidade que irá refletir no desempenho dos alunos.
DOMÍNIO DE CLASSE: ponto de partida para iniciar qualquer trabalho com os alunos. Ressaltando as regras que irão promover a disciplina, porém colocadas de forma justa e democrática com a participação dos alunos, enfatizando que determinadas regras são obrigatórias e necessárias para esclarecer as conseqüências das atitudes condenadas na classe, na escola ou na sociedade.
DOMÍNIO DE LÍNGUAS: primeiramente falar e escrever corretamente a língua portuguesa, levando em consideração a importância de todo profissional dominar uma segunda língua. Costuma-se optar em especial pelo inglês, por se tratar da língua mais importante e requisitada, inclusive por ser uma língua falada em vários países, o que facilita o acesso às fontes de informação, tendo a internet como um dos meios mais utilizados, pois normalmente as fontes são bastante diversificadas.
POSTURA PESSOAL: ter espírito de coletividade é fundamental para todo educador. A troca de experiências, principalmente através do trabalho em equipe de forma interdisciplinar, proporciona um trabalho de qualidade que irá refletir no desempenho dos alunos.
DOMÍNIO DE CLASSE: ponto de partida para iniciar qualquer trabalho com os alunos. Ressaltando as regras que irão promover a disciplina, porém colocadas de forma justa e democrática com a participação dos alunos, enfatizando que determinadas regras são obrigatórias e necessárias para esclarecer as conseqüências das atitudes condenadas na classe, na escola ou na sociedade.
DOMÍNIO DE LÍNGUAS: primeiramente falar e escrever corretamente a língua portuguesa, levando em consideração a importância de todo profissional dominar uma segunda língua. Costuma-se optar em especial pelo inglês, por se tratar da língua mais importante e requisitada, inclusive por ser uma língua falada em vários países, o que facilita o acesso às fontes de informação, tendo a internet como um dos meios mais utilizados, pois normalmente as fontes são bastante diversificadas.
Vale ressaltar que a escolha dessa segunda língua é pessoal, varia de acordo com os desejos e necessidades de cada indivíduo. Aos educadores que estão na busca constante por novas oportunidades de
trabalho, eis uma forma de contribuir e desejar os votos de boa sorte e
sucesso!
(*) Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
0 comentários:
Postar um comentário