Pages

19 de setembro de 2009

O traçado do algarismo "7"


Andava eu em busca de uma explicação para a pergunta cruel: o algarismo sete é cortado ou não? pesquisando pela web, achei a pergunta e resposta abaixo, as quais transcrevi do Blog do Professsor Cláudio Moreno. A abordagem me deixou satisfeita e pode, quem sabe, vir a tirar sua dúvida também:



Luiz Otavio reclama que a professora que está alfabetizando sua sobrinha escreve o número "7" com um "corte". Diz ele: "Sei muito bem que o correto é sem o corte; falei com a professora e ela disse que o "7" com corte é aceitável. Onde posso conseguir algum documento que prove que eu tenho razão?"






Meu caro Luiz Otávio: a professora é que tem razão. Não existe forma "correta" no traçado dos algarismos; nesta área impera apenas o costume, que varia de país para país, de professor para professor. Além disso, o sete manuscrito é escrito ora com corte, ora sem corte; eu, particularmente, uso-o cortado há cinqüenta anos, como sempre aprendi com minhas professoras do Grupo Escolar. Este traçado foi abandonado pelos textos impressos, mas tem uma longa tradição, desde os manuscritos medievais, para impedir que o nosso leitor possa confundir o "7" com o "1". Portanto, sossega: afora alguns artigos de determinadas linhas pedagógicas que defendem o sete "puro" (portanto, sem valor genérico), não vais encontrar documento algum que sustente a tua tese. Abraço. Prof. Moreno

Fonte: Blog do Prof Cláudio Moreno

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.