Pages

19 de novembro de 2010

19 de Novembro - Dia da Bandeira Nacional

Copiei a linda mensagem abaixo transcrita do site do Exército Brasileiro. Independente de seu sentido informativo àquela Força Armada, seu conteúdo consolida o patriotismo que deveria inundar cada brasileiro, pelo menos nessas datas comemorativas, como por exemplo o dia 19 de Novembro, dedicado cívicamente ao Pavilhão auriverde. Vejamos a mensagem e que fique aqui registrado o respeito desta blogueira pelas coisas de nossa nacionalidade:


O dia de hoje é consagrado à Bandeira Nacional do Brasil. A nossa bandeira, como a vemos, tremulando soberana como símbolo maior da Pátria, foi adotada em 19 de novembro de 1889. Sua conformação, no entanto, começou muito antes. O Império Português plantou a semente. Nas expedições exploradoras, ela transpôs Tordesilhas, interiorizou o poder lusitano, expandiu e deu contornos geográficos às terras recém descobertas no Novo Mundo e, já em 1648, em Guararapes, com a expulsão dos invasores estrangeiros, germinava na aspiração de uma Pátria livre.
Afirmando-se, o auriverde pendão chegou ao Reino do Brasil Portugal Algarves e, em 1822, com a Independência, manteve as cores verde e amarela das nobres Casas européias. No Segundo Império, com o Duque de Caxias, consolidou o Brasil como nação livre, íntegra, unida e pacificada. E tremulou - sempre vitoriosa e respeitada – nas campanhas da bacia do Prata.
Já árvore frondosa, com raízes fincadas no solo pátrio, a partir de 1889, com a Proclamação da República, assumiu a atual configuração: com o verde significando a riqueza das matas, o otimismo e a esperança da nossa gente; o amarelo, além da riqueza mineral, a luz que brilha em todos os rincões e no íntimo de cada brasileiro; o branco da paz, natural aspiração, percorrendo o azul da harmonia e da concórdia no céu estrelado daquele 15 de novembro; e, por fim, as estrelas, identificando cada Estado da nossa República Federativa.
O Braço Forte manteve o sagrado pavilhão sempre vitorioso. Com os Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira foi, em defesa da democracia, aos campos de batalha, na Segunda Guerra Mundial. Hoje, ele é conduzido pela Mão Amiga estendida aos irmãos necessitados, nas Missões de Paz. Assim, nossa Bandeira chega altaneira à atualidade e tremula nos quartéis, nas fábricas, nas escolas, nos hospitais, nas distantes fronteiras, nas repartições públicas e nas solenidades de grandes datas. É conduzida, imponente, na fuselagem de nossas aeronaves, na popa das embarcações e nos desfiles. Diante da Bandeira Nacional, vibrante e emocionado, responsável e digno, o soldado brasileiro pronuncia seu solene compromisso de amor à Pátria.
Soldados do Exército Brasileiro! Esta é a nossa Bandeira, de forma, cores e representações de amplo significado. Por meio dela, “em momentos de festa ou de dor”, reverenciamos nossos heróis, crenças, tradições e valores. Exaltamos a formação da nossa nacionalidade, conjugando diferenças individuais e respeitando a rica e pródiga natureza que Deus nos concedeu como berço. Ela simboliza o sadio orgulho das conquistas passadas, aponta a direção que devemos seguir e convoca todos os brasileiros a marchar unidos, solidários e fraternos na construção da Nação forte, soberana e democrática que nos cabe por vocação, esforço e destino.
Soldados do Exército Brasileiro! Reverenciemos nossa “sagrada Bandeira, pavilhão da justiça e do amor”, com a mesma fé dos nossos antepassados! Há em curso uma profunda transformação do Exército. Assim sendo, inspirados na nossa Bandeira, arregacemos as mangas e vamos ao trabalho!

General de Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.