A fala é um dos principais sistemas de desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano. Sua debilidade pode não ser a maior, mas uma das mais importantes fontes de distúrbio da aprendizagem. O comprometimento da linguagem infantil pode ser ocasionado pelos seguintes fatores:
- Biológicos como: origem genética; neurológica, psicopatológica ou sensotial ( auditiva ou visual);
- Ambientais: privações sócio-afetivas.
Quanto à diferenciação de atraso na linguagem e distúrbio de linguagem pode -se dizer que uma criança terá atraso de linguagem quando o desenvolvimento da fala for lento apesar da sequência de desenvolvimento geral ocorrer normalmente. A criança também apresente um "desvio em equivalência cronológica" ou seja, uma criança de cinco anos fala como uma de três anos. Nesse casa o atraso não afetará a linguagem escrita e o prejuizo é exclusivo da fala. Algumas manifestações podem ser: dificuldade para comunicar-se; maior prejuizo da comunicação oral; dificuldades para construri frases, inabilidade para narrativa.
No atraso de linguagem o prognóstico será bom e a causa é ambiental. Já no distúrbio de linguagem vai haver um rompimento da sequência normal de desenvolvimento, a escrita será também afetada e os sintomas são heterogêneos. o Prognóstico será ruim e a etiologia orgânica. O distúrbio fonológico ou desvio fonológico é um distúrbio no componente fonológico da linguagem oral, podendo afetar as habilidades expressivas ou receptivas, na ausência de fatorers orgânicos identificáveis. As características do desvio fonológico são: fala espontânea ininteligível após 4 anos; audição normal para a fala; ausência de disfunção neurológica relevante à produção da fala; capacidade intelectual normal, compreensão verbal da linguagem; maior ocorrência entre 4 a 6 anos; maior ocorrência em meninos.
Leia também:
0 comentários:
Postar um comentário