Pages

20 de fevereiro de 2012

Disciplinas obrigatórias - Parte II - Artes

Do Educar para crescer:

8 motivos para seu filho estudar artes

Por Marina Azaredo


A disciplina de Artes - ou Educação Artística - foi, durante muito tempo, considerada "menor" por alunos, pais e até professores. As aulas consistiam basicamente em fazer e colorir desenhos. Mas a verdade é que estudar Artes é essencial, não só pelo conhecimento que se adquire nas aulas, mas também porque favorece a aprendizagem de outras disciplinas. "A disciplina de Artes na escola, quando trabalhada adequadamente, proporciona à criança dispositivos para reagir aos apelos sensoriais e cognitivos que o mundo contemporâneo impõe", afirma Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (Gepaec), da mesma universidade.

É por isso que as aulas de Artes devem ir muito além do básico de desenhar, recortar e pintar. "Além de usar todo tipo de material e fazer atividades diferentes, como o bordado, é importante falar de História da Arte desde cedo", recomenda Léo Ivan Rodrigues, professora de Artes do Colégio Santa Maria, em São Paulo. Mesmo com crianças do Ensino Fundamental, é possível proporcionar a reflexão por meio da arte, garante. E os pais têm papel importante nesse processo. Enquanto os professores trabalham a parte pedagógica na escola, a família pode incentivar o gosto pela arte levando as crianças a museus, por exemplo. Leia abaixo quais são os benefícios das aulas de Artes e faça a sua parte: descubra como aproximar o seu filho do mundo da arte em uma visita ao museu!

1) Proporciona crescimento humano

Da mesma maneira que é importante que as crianças tenham aulas de português, inglês, matemática, ciências, também é importante que tenham aulas de Artes, não apenas de artes plásticas, mas também de artes visuais, artes cênicas, música e dança. "A criança no Ensino Fundamental necessita ter contato com todas as áreas do conhecimento para seu desenvolvimento como ser humano", afirma Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

2) Amplia o território visual

Uma criança que aprende duas ou três línguas certamente será uma criança que irá se relacionar com outras culturas e aprender a respeitar o outro de uma forma diferente. Da mesma forma, uma criança que tenha contato com o mundo da arte poderá ampliar seu território visual, perceber um filme de uma forma aprofundada, olhar uma revista de outra maneira, perceber coisas que poderiam passar despercebidas, assistir um comercial televisivo com outra postura. "Estabelecer contato com as artes afeta nossa vida e a forma como vemos o mundo", diz Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

3) Ajuda a entender o mundo em que vivemos

"A disciplina de artes visuais na escola, quando trabalhada adequadamente, oferece à criança os dispositivos necessários para reagir aos apelos sensoriais e cognitivos que o mundo contemporâneo nos impõe", explica Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De acordo com ela, as aulas de Artes não se restringem apenas ao desenvolvimento de habilidades manuais ou de coordenação motora, por exemplo, mas abrangem um território muito mais amplo, proporcionando uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

4) Melhora a coordenação motora

Desenhar, pintar, recortar, colar. Tudo isso trabalha a coordenação motora das crianças. Em uma fase da vida que elas ainda estão desenvolvendo as habilidades manuais, é importante que possam fazer isso de forma lúdica, nas aulas de Artes na escola. "Nas aulas, não nos limitamos só ao desenho. Usamos nanquim, aquarela, giz de cera e muitos outros materiais, para que os alunos desenvolvam a coordenação motora de forma lúdica e divertida", afirma Léo Ivan Rodrigues, professora de Artes do Colégio Santa Maria, em São Paulo.

5) Ajuda no processo de alfabetização

De acordo com Léo Ivan Rodrigues, professora de Artes do Colégio Santa Maria, em São Paulo, as aulas de Artes podem contribuir - e muito - para o processo de alfabetização das crianças, e não só pelo seu papel no desenvolvimento da coordenação motora. "Quanto mais um aluno se expressa por meio da arte, melhor ele compreende o processo de leitura e escrita", explica ela, que é professora justamente do 1º ano do Ensino Fundamental, quando as crianças estão em fase de alfabetização. Por isso, quanto mais cedo a criança começar a ter contato com a arte, melhor!

6) Desenvolve a atenção

Quando uma criança pequena tem de fazer um recorte, ela precisa de muita atenção para não errar. O mesmo acontece quando ela tem de pintar um desenho. Por isso, as aulas de Artes, além de desenvolverem coordenação motora dos pequenos, aprimoram a sua capacidade de atenção - que é imprescindível não só na infância, mas durante toda a vida. "A atenção é fundamental também para as outras disciplinas, como matemática. Por isso, as aulas de Artes são importantes inclusive para o aprendizado de outras matérias", diz Léo Ivan Rodrigues, professora de Artes do Colégio Santa Maria.

7) Incentiva o gosto por outras disciplinas

Artes e outras disciplinas podem caminhar juntas e tornar as aulas mais prazerosas para alunos e professores. Diante de um quadro como A Liberdade Guiando o Povo, de Eugene Delacroix, por exemplo, uma criança pode ser apresentada a alguns tópicos da Revolução Francesa. A professora Léo Ivan Rodrigues, professora de Artes do Colégio Santa Maria, também já uniu Artes à Biologia. Em uma visita à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, metade dos alunos viu as obras de arte enquanto a outra metade ficou observando a vegetação com uma professora de Ciências. Depois, os grupos inverteram as atividades. "Ao fim, todos tiveram de fazer desenhos das árvores que haviam observado", conta ela.

8) Faz pensar

"A perspectiva da cultura visual é um campo de estudo híbrido porque se desenvolveu a partir de vários outros campos, como a filosofia, a sociologia e a antropologia. É um campo de estudo que questiona sobre as práticas de olhar e os efeitos do olhar sobre quem olha", explica Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entender a arte e a história da arte é um exercício que exige reflexão, que nos faz pensar sobre o que estamos vendo e por que estamos vendo de determinada maneira.

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.