Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778) foi um filósofo genebrino. Sua proposta pedagógica combatia preconceitos, autoritarismo e demais situações que violassem a liberdade característica da natureza. A mãe era vista como educadora natural da criança.
Rousseau propôs uma escola ativa onde a criança aprendia por meio da experiência. Para ele a escola não deveria educar visando o futuro e sim deveria constiuir-se na própria vida. O grande legado de Rousseau é que ele chamou atenção para a necessidade de não se olhar mais a criança como um "adulto em miniatura", prática medieval que comparava os pequeninos a adultos, independente das limitações próprias da idade.
Quanto à infância, Rousseau enfatiza a necessidade de ser vista como uma período da vida em que devem ser respeitadas as características e particularidades. A criança deveria aprender por meio de experiências e atividades práticas apropriadas à sua condição de ser em constante descobrimento.
A educação para Rousseau começa de dentro para fora ou seja, acompanha o desenvolvimento natural da vida, sendo que em cada período a pessoa aprende o que é necessário para aquele momento ou fase.
Leia também:
0 comentários:
Postar um comentário