Pages

4 de novembro de 2010

Teóricos da educação - Rogers

Rogers era humanista, para ele o homem era livre, ativo e toma suas próprias decisões.
O humanista tem sido considerado de grande importância para as ciências humanas. A pessoa é responsável pela individualização e menospreza a eficácia e legitimidade baseado em estímulos e reforço.
Carl Rogers considera o ser humano na sua subjetividade, e não meramente uma “máquina” ou como um “objeto”.
Carl Ranson Rogers nasceu em Illinois, Estados Unidos, em 1902. Iniciou sua carreira como professor universitário na Ohio State University, onde permaneceu de 1940 a 1945, passando em seguida a lecionar na Universidade de Chicago onde desenvolveu suas atividades como docente, fundou e dirigiu o Conseling Center, um centro de consulta psicológica, dentro da Universidade aberto a estudantes e ao público.
A vida profissional de Rogers está dividida em três partes:
1) O trabalho clínico e prático de psicoterapeuta;
2) O ensino e a pesquisa experimentais sobre o processo terapêutico;
3) E da aprendizagem.
Podemos caracterizar a evolução da teoria rogeriana em três períodos distintos:
I)Período de posicionamento não – diretivo, de 1940 a 1950. A importância central era atribuída ao discernimento, à percepção que o educando tinha de si própria e sobre sua situação educacional. O educador favorecia um ambiente escolar não autoritário. Os educandos estabeleciam sua própria aprendizagem.
II)Período do posicionamento reflexivo, de 1950 a 1957. Nesse período a teoria da educação é centrada no educando. O educador enfatiza a sensibilidade e as vivências sócio-culturais.
III)Período do posicionamento existencial humanista, de 1957 até os dias de hoje. Esse período ainda encontra-se em desenvolvimento. Surgiram novas visões, horizontes culturais. Nova clientela estudantil, recursos mais atualizados. A comunicação professor-aluno tornou-se mais ativa e autêntica.
Na visão fenomenológica o homem é considerado livre para fazer suas escolhas em cada situação tendo o ponto focal dessa liberdade a consciência humana.
Rogers também considera que a aprendizagem é mais que apenas a acumulação de conhecimento e sim ela deve promover uma modificação não apenas no comportamento das pessoas, mas sim influi na orientação e escolhas de ações futuras. 


Leia também

Teóricos da educação - Vygotsky

Teóricos da educação - Vygotsky e seus Estudos

Teóricos da educação - Johann Amos Comenius

Teóricos da educação - Jean Jacques Rousseau

Teóricos da educação - Jean Piaget

Teóricos da educação - Maria Montessori

Teóricos da educação - Ovide Decroly

Teóricos da educação - Freud

Teóricos da educação - Freud e o desenvolvimento

Teóricos da educação - Jean Piaget - Parte 2

Teóricos da educação - Skinner

Teóricos da educação - Rogers

Teóricos da educação - Jean Piaget - Parte 3

Teóricos da educação - Emilia Ferreiro e a alfabetização

Teóricos da educação - John Dewey

Teóricos da educação - Vygotsky e o desenvolvimento proximal

Teóricos da educação - Estágios segundo Piaget

Teóricos da educação - Pestalozzi

Teóricos da educação - John Dewey e a escola nova

Teóricos da educação - Freinet

Teóricos da educação - Wallon

Leia também:

Teóricos da educação - Jean Piaget

Teóricos da educação - Jean Piaget - Parte 2

Teóricos da educação - Jean Piaget - Parte 3

Uma abordagem sobre o construtivismo

A criança e o número

Teóricos da educação - Estágios segundo Piaget

Leia também

Teóricos da educação - Vygotsky

Teóricos da educação - Vygotsky e seus Estudos

Teóricos da educação - Johann Amos Comenius

Teóricos da educação - Jean Jacques Rousseau

Teóricos da educação - Maria Montessori

Teóricos da educação - Ovide Decroly

Teóricos da educação - Freud

Teóricos da educação - Freud e o desenvolvimento

Teóricos da educação - Skinner

Teóricos da educação - Rogers

Teóricos da educação - Emilia Ferreiro e a alfabetização

Teóricos da educação - John Dewey

Teóricos da educação - Vygotsky e o desenvolvimento proximal

Teóricos da educação - Pestalozzi

Teóricos da educação - John Dewey e a escola nova

Teóricos da educação - Freinet

Teóricos da educação - Wallon

0 comentários:


E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.