Skinner é um dos principais expoentes da corrente comportamentalista (behaviorismo). Em seus estudos sobre os seres humanos e animais, é constantemente mecanicista cabendo assim controlar o comportamento humano e animal. O homem é visto como um ser passivo, governado por estímulos do meio externo. Propõe o condicionamento operante que envolve uma relação de ações do organismo sobre o meio que o cerca. Para ele toda aprendizagem é concebida como mudanças de comportamento. Skinner parte das observações diretas dos acontecimentos mais simples e rejeita as hipóteses, considerando-as como negativas para o desenvolvimento científico.
A teoria comportamentalista de Skinner fundamenta-se sobremaneira nos experimentos de Pavlov e Thorndike. Pavlov utiliza o termo “reflexo” e Skinner o substitui por “comportamento” operante” enfatizando que o comportamento está intimamente associado à fisiologia interna do organismo, que se exterioriza como respostas inatas que poderão ser condicionadas de modo a se repetirem diante de novos estímulos. O comportamento operante é considerado como sendo um processo de aprendizagem pelo qual uma resposta torna-se mais provável ou mais freqüente – é reforçada.
O reforço pode se apresentar de duas maneiras: a)Reforço positivo quando uma criança executa algo certo e com isso é elogiada ou recebe um prêmio. B) Reforço negativo quando uma criança fala algo errado e o adulto repete dizendo que está errado e depois fala o certo. Nesse caso a criança reforçou a palavra errada. O reforço correto consiste em dar a resposta correta no momento imediato após ter registrado a resposta errada. Para Skinner a punição não acabará por completo com o comportamento e sim fará com que ele apenas se tardie temporariamente. Para que se evite dar a punição, pode-se utilizar outras formas de enfraquecer o comportamento respondendo como pela extinção. Na extinção a resposta não será reforçada e sim ignorada havendo assim uma reação de frustração.
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A teoria comportamentalista de Skinner fundamenta-se sobremaneira nos experimentos de Pavlov e Thorndike. Pavlov utiliza o termo “reflexo” e Skinner o substitui por “comportamento” operante” enfatizando que o comportamento está intimamente associado à fisiologia interna do organismo, que se exterioriza como respostas inatas que poderão ser condicionadas de modo a se repetirem diante de novos estímulos. O comportamento operante é considerado como sendo um processo de aprendizagem pelo qual uma resposta torna-se mais provável ou mais freqüente – é reforçada.
O reforço pode se apresentar de duas maneiras: a)Reforço positivo quando uma criança executa algo certo e com isso é elogiada ou recebe um prêmio. B) Reforço negativo quando uma criança fala algo errado e o adulto repete dizendo que está errado e depois fala o certo. Nesse caso a criança reforçou a palavra errada. O reforço correto consiste em dar a resposta correta no momento imediato após ter registrado a resposta errada. Para Skinner a punição não acabará por completo com o comportamento e sim fará com que ele apenas se tardie temporariamente. Para que se evite dar a punição, pode-se utilizar outras formas de enfraquecer o comportamento respondendo como pela extinção. Na extinção a resposta não será reforçada e sim ignorada havendo assim uma reação de frustração.
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