Vygotsky foi um dos grandes teóricos a contribuir para a educação. Lev Semyonovich Vygotsky nasceu em 5 de novembro de 1896, em Orsho, cidade do interior da Rússia. Sua família era de descendência judia e tinham uma vida confortável, sendo que seu pai trabalhava em um banco e sua mãe era professora.
Por ter boas condições econômicas, Vygotsky foi muito incentivado quanto aos estudos pelos seus pais. Desde cedo começou a estudar com um professor tutor e possuía em sua casa uma vasta biblioteca demonstrando desde pequeno, interesse por novos conhecimentos. Apesar de ter boas condições econômicas e consequentemente uma boa expectativa de vida, Vygotsky morreu muito cedo, jovem aos 37 anos devido a uma tuberculose.
Até os 11 anos de idade, Vygotsky teve acompanhamento de professor particular passando então a partir daí a frequentar escola. Sempre foi muito visto pelos professores por demonstrar interesse em leituras e obras mundiais.
Vygotsky se graduou em direito, história e filosofia. Nos dois últimos anos de universidade ele teve a companhia de sua irmã Zinaida, uma grande linguista e escritora de dicionários. Em 1917 Vygotsky se formou e na cidade de Gomel passou a lecionar na Escola Trabalhista Soviética e no Colégio Pedagógico, onde montou um pequeno laboratório podendo assim fazer seus experimentos na área da psicologia. Foi nessa época que Vygotsky começou a unir a Psicologia com a Pedagogia.
Em 1924 Vygotsky mudou-se para Moscou com sua família. Lá passou a trabalhar excessivamente passando por dificuldades pois já apresentava graves crises com a latente tuberculose.
Vygotsky acreditava na psicologia onde os aspectos sociais, culturais e coletivos eram levados em conta. Defendia que a coletividade se concretizava por meio da linguagem onde as pessoas trocariam mensagens, significados. Para Vygotsky o sujeito se desenvolve por meio da interação com outras pessoas e com o ambiente onde vive.
Podemos observar que crianças que vivem em um ambiente mais estimulante, terão uma receptividade com o ambiente escolar muito melhor do que aquelas que vivem em um ambiente mais restrito de estímulos criança/ambiente e criança/pessoas. O ambiente escolar é maravilhoso por conseguir socializar a criança, para desenvolvê-la integralmente por meio da interação com outras pessoas, tanto quanto com o ambiente em si.
E o que podemos depreender com os ensinamentos de Vygotsky? a socialização é fator de criação de auto-estima e com esta em equilíbrio, a criança se tornará um adolescente produtivo e receptivo, por conseguinte vindo a se tornar um adulto descomplicado e cumpridor de suas missões sociais, sabedor da necessidade de dosar direitos e deveres.
Leia também
E o que podemos depreender com os ensinamentos de Vygotsky? a socialização é fator de criação de auto-estima e com esta em equilíbrio, a criança se tornará um adolescente produtivo e receptivo, por conseguinte vindo a se tornar um adulto descomplicado e cumpridor de suas missões sociais, sabedor da necessidade de dosar direitos e deveres.
Leia também
0 comentários:
Postar um comentário