Pages

25 de fevereiro de 2009

Teóricos da educação - Vygotsky



Vygotsky foi um dos grandes teóricos a contribuir para a educação. Lev Semyonovich Vygotsky nasceu em 5 de novembro de 1896, em Orsho, cidade do interior da Rússia. Sua família era de descendência judia e tinham uma vida confortável, sendo que seu pai trabalhava em um banco e sua mãe era professora.

Por ter boas condições econômicas, Vygotsky foi muito incentivado quanto aos estudos pelos seus pais. Desde cedo começou a estudar com um professor tutor e possuía em sua casa uma vasta biblioteca demonstrando desde pequeno, interesse por novos conhecimentos. Apesar de ter boas condições econômicas e consequentemente uma boa expectativa de vida, Vygotsky morreu muito cedo, jovem aos 37 anos devido a uma tuberculose.

Até os 11 anos de idade, Vygotsky teve acompanhamento de professor particular passando então a partir daí a frequentar escola. Sempre foi muito visto pelos professores por demonstrar interesse em leituras e obras mundiais.

Vygotsky se graduou em direito, história e filosofia. Nos dois últimos anos de universidade ele teve a companhia de sua irmã Zinaida, uma grande linguista e escritora de dicionários. Em 1917 Vygotsky se formou e na cidade de Gomel passou a lecionar na Escola Trabalhista Soviética e no Colégio Pedagógico, onde montou um pequeno laboratório podendo assim fazer seus experimentos na área da psicologia. Foi nessa época que Vygotsky começou a unir a Psicologia com a Pedagogia.

Em 1924 Vygotsky mudou-se para Moscou com sua família. Lá passou a trabalhar excessivamente passando por dificuldades pois já apresentava graves crises com a latente tuberculose.

Vygotsky acreditava na psicologia onde os aspectos sociais, culturais e coletivos eram levados em conta. Defendia que a coletividade se concretizava por meio da linguagem onde as pessoas trocariam mensagens, significados. Para Vygotsky o sujeito se desenvolve por meio da interação com outras pessoas e com o ambiente onde vive.

Podemos observar que crianças que vivem em um ambiente mais estimulante, terão uma receptividade com o ambiente escolar muito melhor do que aquelas que vivem em um ambiente mais restrito de estímulos criança/ambiente e criança/pessoas. O ambiente escolar é maravilhoso por conseguir socializar a criança, para desenvolvê-la integralmente por meio da interação com outras pessoas, tanto quanto com o ambiente em si.

E o que podemos depreender com os ensinamentos de Vygotsky? a socialização é fator de criação de auto-estima e com esta em equilíbrio, a criança se tornará um adolescente produtivo e receptivo, por conseguinte vindo a se tornar um adulto descomplicado e cumpridor de suas missões sociais, sabedor da necessidade de dosar direitos e deveres.


Leia também

Teóricos da educação - Vygotsky

Teóricos da educação - Vygotsky e seus Estudos

Teóricos da educação - Johann Amos Comenius

Teóricos da educação - Jean Jacques Rousseau

Teóricos da educação - Jean Piaget

Teóricos da educação - Maria Montessori

Teóricos da educação - Ovide Decroly

Teóricos da educação - Freud

Teóricos da educação - Freud e o desenvolvimento

Teóricos da educação - Jean Piaget - Parte 2

Teóricos da educação - Skinner

Teóricos da educação - Rogers

Teóricos da educação - Jean Piaget - Parte 3

Teóricos da educação - Emilia Ferreiro e a alfabetização

Teóricos da educação - John Dewey

Teóricos da educação - Vygotsky e o desenvolvimento proximal

Teóricos da educação - Estágios segundo Piaget

Teóricos da educação - Pestalozzi

Teóricos da educação - John Dewey e a escola nova

Teóricos da educação - Freinet

Teóricos da educação - Wallon

Teóricos da educação - Edgar Morin

Teóricos da educação - Philippe Perrenoud

Teóricos da educação - Tomás de Aquino

0 comentários:

E ai, gostou do que leu? Que tal ver o blog atualizado?

Então acesse clicando aqui
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.