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8 de março de 2009

Teóricos da educação - Vygotsky e seus Estudos


Vygotsky, por meio de seus estudos sobre a pré-história e de leituras sobre Karl Marx e Fredereich Engels, sobre o capitalismo enfatizou que a reunião dos grupos se processou por motivo da necessidade de sobrevivência e que o trabalho é uma necessidade e o que sustenta a sociedade.
Segundo o que concluiu Vygotsky, a sociedade chegaria a tal ponto de desenvolvimento que o trabalho seria desenvolvido de modo a não gerar mais o capital e sim poderia se transformar em uma sociedade comunista onde todos teriam acesso aos bens e cultura. O trabalho seria marcado somente pelo prazer e não pela exploração, o que sabemos todos ser utópico, como utópicas foram as diretrizes de Marx que vieram a influenciar ditaduras terríveis por todo o planeta.
Voltando às considerações de Vygotsky, tendo então a necessidade de sobreviver, os seres humanos passaram a se reunir em grupos e desenvolver atividades. Para a comunicação ficar mais fácil criaram a linguagem, assim como vários outros instrumentos facilitadores da vida diária como: fogo, panelas, escrita, roupas entre outros.
Vygotsky então chegou a uma conclusão, que toda relação entre os seres humanos são mediadas por um instrumento ou símbolos. Instrumentos são objetos que os seres humanos utilizam para transformar outros objetos ou elementos da natureza. Como exemplo o caderno que é um objeto onde são realizadas anotações diversas que facilitam a comunicação. Já os símbolos ou signos são representações como a escrita porque representa as coisas. Como exemplo de símbolo são os palitos de picolé que a criança usa na escola para contar, cada palito representa uma quantidade, número.
Vygotsky ainda afirma que o ser humano nasce com várias habilidades mentais chamadas de fenômenos mentais inferiores. São inferiores porque são fenômenos biológicos, ou seja, nasce conosco como a percepção, atenção, a memória, a linguagem. Esses fenômenos mentais inferiores estão em pleno desenvolvimento e é por meio da interação social que ele vai se tornar em fenômeno psicológico superior passando de biológico para social.
Então Vygotsky passou a perceber que o nosso desenvolvimento acontece em dois momentos: o interpessoal que está diretamente ligado com o relacionamento entre as pessoas e depois o intrapessoal que são as modificações que sofremos dentro de nós por motivo da interação e da socialização entre as pessoas. Como exemplo podemos citar o bebê que não sabe ainda falar mas, que por meio da interação com seus familiares e pessoas diversas acaba aprendendo passando assim do desenvolvimento interpessoal para o intrapessoal.

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