Jean Piaget (1896 - 1980), biólogo e epistemólogo suiço contribuiu com estudos sobre os processos de construção do pensamento nas crianças. Segundo Piaget, a criança passaria por três periodos de desenvolvimento mental:
- O primeiro estágio é preparatório (2 aos 7 anos), período em que a criança desenvolve a linguagem e o desenho;
- O segundo estágio (7 aos 11 anos), em que a criança começa a pensar logicamente;
- O terceiro estágio (11 aos 15 anos) é quando a criança começa a lidar com as abstrações e a pensar no realismo acerca do futuro.
Piaget observou seus próprios filhos e diversas outras crianças e concluiu que elas, em muitas ocasiões não pensavam como adultos por faltarem ainda certas habilidades.
Piaget criticou a escola tradicional por formar seres acomodados e defendeu a escola ativa onde houvessem estímulos formadores de inteligências inventivas e críticas, seres ativos.
Para Piaget, a inteligencia se desenvolve a partir do momento em que o sujeito entra em contato com o mundo estabelecendo relações, significados, experimentando-o ativamente.
Quanto ao processo de desenvolvimento, Piaget considera que é influenciado por fatores como:
- Maturação: crescimento biológico dos órgãos;
- Exercício: formação de hábitos;
- Aprendizagem social: aquisição de valores, costumes, linguagem entre outros;
- Equilíbração: a base do reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido.
O desenvolvimento pode ser compreendido a partir dos seguintes estágios:
- Estágio sensório-motor (zero a dois anos de idade aproximadamente): Nesse estágio as experiências e relações são relacionados e interagidos com objetos externos. Tudo que a criança passa, estabelece e é absorvido e representado mentalmente. Nessa fase, a criança tem dificuldade de se colocar no lugar do outro, inicia o desenvolvimento da coordenação e a criança começa a conhecer o próprio corpo e objetos que a cercam.
- Estágio pré-operacional (por volta dos 2 aos seis - sete anos): Nesse estágio a criança já vai construindo a capacidade de efetuar operações lógico-matemáticas (seriação e classificação). A criança já tem capacidade de colocar objetos do menor para o maior, separá-los por cor, forma. É desenvolvido a capacidade simbólica, para a criança um objeto pode ter um significado bem diferente do real.
- Estágio operacional concreto (7 aos 11 anos aproximadamente): Nesse estágio, a criança possui uma organização mental integrada. O final desse estágio é marcado pela transição da infância para a puberdade.
- Estágio operacional abstrato (12 anos em diante): ocorre o desenvolvimento do raciocínio abstrato. Inicia-se o desenvolvimento do processo de pensamento hipotético-dedutivos.
- O primeiro estágio é preparatório (2 aos 7 anos), período em que a criança desenvolve a linguagem e o desenho;
- O segundo estágio (7 aos 11 anos), em que a criança começa a pensar logicamente;
- O terceiro estágio (11 aos 15 anos) é quando a criança começa a lidar com as abstrações e a pensar no realismo acerca do futuro.
Piaget observou seus próprios filhos e diversas outras crianças e concluiu que elas, em muitas ocasiões não pensavam como adultos por faltarem ainda certas habilidades.
Piaget criticou a escola tradicional por formar seres acomodados e defendeu a escola ativa onde houvessem estímulos formadores de inteligências inventivas e críticas, seres ativos.
Para Piaget, a inteligencia se desenvolve a partir do momento em que o sujeito entra em contato com o mundo estabelecendo relações, significados, experimentando-o ativamente.
Quanto ao processo de desenvolvimento, Piaget considera que é influenciado por fatores como:
- Maturação: crescimento biológico dos órgãos;
- Exercício: formação de hábitos;
- Aprendizagem social: aquisição de valores, costumes, linguagem entre outros;
- Equilíbração: a base do reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido.
O desenvolvimento pode ser compreendido a partir dos seguintes estágios:
- Estágio sensório-motor (zero a dois anos de idade aproximadamente): Nesse estágio as experiências e relações são relacionados e interagidos com objetos externos. Tudo que a criança passa, estabelece e é absorvido e representado mentalmente. Nessa fase, a criança tem dificuldade de se colocar no lugar do outro, inicia o desenvolvimento da coordenação e a criança começa a conhecer o próprio corpo e objetos que a cercam.
- Estágio pré-operacional (por volta dos 2 aos seis - sete anos): Nesse estágio a criança já vai construindo a capacidade de efetuar operações lógico-matemáticas (seriação e classificação). A criança já tem capacidade de colocar objetos do menor para o maior, separá-los por cor, forma. É desenvolvido a capacidade simbólica, para a criança um objeto pode ter um significado bem diferente do real.
- Estágio operacional concreto (7 aos 11 anos aproximadamente): Nesse estágio, a criança possui uma organização mental integrada. O final desse estágio é marcado pela transição da infância para a puberdade.
- Estágio operacional abstrato (12 anos em diante): ocorre o desenvolvimento do raciocínio abstrato. Inicia-se o desenvolvimento do processo de pensamento hipotético-dedutivos.
Leia também:
3 comentários:
Bom dia. Tem lá no Blog do Clausewitz um merecido prêmio para este Blog e eu ficaria honrado com sua aceitação. Abraço
É um orgulho imenso, saber, que, existem pessoas como você que ainda se importa com a educação.
Parabéns!!!
Sucesso!!
Por enquanto é só isso!!!
Mais um prêmio para este blog.
Ofereço ao presente blog o Prêmio Este Blog é um Jóia.
Para pegar a logo da rede e postar nesse blog, no meu é fácil encontrar as regras e a logo. Parabéns e Felicidades,
Prof. Kauê Martins.
Postar um comentário